Tecnologia Titulo Fox e Google
Fox e Google criam inteligência artificial que analisa reação de público a trailers e prevê bilheteria
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
08/11/2018 | 10:48
Compartilhar notícia


A 20th Century Fox desenvolveu, em parceria com a equipe do Google Cloud, um modelo de inteligência artificial para identificar as preferências do público ao assistir a trailers de filmes e, assim, prever sua futura bilheteria. O projeto, desenvolvido ao longo de 18 meses, foi possível graças ao uso da Cloud ML Engine, um serviço que permite que empresas treinem e desenvolvam modelos avançados de machine learning, e à arquitetura de código aberto TensorFlow.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A ferramenta, que passou a ser usada a partir do lançamento do filme “O Rei do Show” em 2017, permitiu que a 20th Century Fox fizesse análises mais precisas do que as pesquisas de público tradicionais. Ao longo do tempo, os modelos de machine learning adotados pela companhia também passaram a considerar dados de compra e aluguel de filmes pelos consumidores para identificar correlações mais fortes entre determinado público e seus títulos preferidos.

O uso de machine learning na previsão da bilheteria de filmes resolve um desafio da indústria de entretenimento, que há anos têm feito altos investimentos em processamento de dados para mapear seu público e usar essas informações na tomada de decisão sobre lançamentos futuros. Contudo, a falta de modelos estatísticos claros impedia avanços significativos.

A ideia surgiu quando a equipe da 20th Century Fox propôs usar dados sobre os resultados dos trailers, que são o principal elemento da campanha de marketing de um novo título, para prever o sucesso do filme. Em conjunto com o Laboratório de Soluções Avançadas do Google, a empresa criou o Merlin Video, uma ferramenta de visão computacional que cruza informações sobre o conteúdo do vídeo com dados da audiência para fazer uma previsão.

O uso da Cloud ML Engine permitiu que o time de cientistas de dados pudesse fazer testes rápidos com a ferramenta Merlin Video, sem comprometer a integridade do modelo de aprendizado de máquina. Isso fez com que a 20th Century Fox finalizasse a ferramenta para uso em alguns dias, em vez de levar meses ou anos para idealizar o projeto.

Leia mais
Neuralizador, sabre de luz e mais: gadgets que só se vê em filmes e séries
Veja como sugerir filmes e séries de TV para a Netflix acrescentar no catálogo
Sony Pictures disponibiliza filme completo no YouTube por engano

Por falar em cinema, relembre grandes filmes sobre tecnologia:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;