Setecidades Titulo Desafio
Estudantes da USCS trabalham na seleção de redações

Voluntários reúnem textos para a etapa final da competição, que vai escolher os vencedores

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
04/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Como uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo? Para responder a essa questão, mais de 96 mil redações foram produzidos por estudantes das redes pública e privada da região entre 27 de agosto e 4 de outubro, durante a 12ª edição do Desafio de Redação. Após o período de elaboração de textos, alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), correalizadora do evento junto ao Diário, enfrentam a tarefa de selecionar as 800 produções literárias finalistas.

Os 238 estudantes voluntários recebem treinamento, orientação escrita e verbal a respeito dos procedimentos de seleção das redações. “Cada estudante recebe 100 redações e tem um tempo para selecionar as dez melhores”, observa o professor Joaquim Celso Freire, um dos organizadores do concurso literário.

Os textos são avaliados de acordo com cinco critérios: criatividade, coerência com o tema, legibilidade da escrita, ortografia e obediência ao número de linhas proposto. O tema escolhido para este ano casou com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Para o professor, o período de seleção dos textos é importante para a universidade. “Ao ler as redações, nossos estudantes, participantes do projeto, têm a oportunidade de saber o que pensam os mais novos sobre o tema que está sendo explorado.”

Voluntária da edição, a estudante de Ciências Contábeis Marcela Brito, 25, elogiou a qualidade dos textos que recebeu. “O que mais me surpreendeu foi a força de expressão dos jovens em tentar mudar um mundo”, explica.

Para a coordenadora de marketing do Diário, Cláudia Zeber, a etapa de seleção das provas é decisiva. “Neste momento, estão os textos que se destacaram entre todos os mais de 96 mil produzidos”, ressalta. Ela considera gratificante ver o resultado e imaginar que os jovens escreveram e se esforçaram para criar possíveis soluções para o futuro do planeta. “A responsabilidade é aumentada quando imaginamos que podemos mudar a vida de um estudante ao premiá-lo com a bolsa de estudos (na USCS)”, falou sobre o prêmio máximo do concurso, destinado ao autor da melhor redação entre alunos do 3º ano do Ensino Médio.

A festa de premiação do concurso literário será realizada no dia 22, das 14h às 16h, no ginásio da USCS, que fica na Avenida Goiás, 3400, bairro Barcelona.

O Desafio de Redação do Diário é correalizado pela USCS, patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit, além da concessionária Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;