Política Titulo Licitação
S.Bernardo muda forma para contratação de banco

Intenção é separar a arrecadação tributária do serviço de gestão da folha de pagamento

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
12/11/2017 | 07:00
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Nario Barbosa 14/3/17


A Prefeitura de São Bernardo prepara mudanças no formato da licitação para contratação de instituição financeira. A ideia da gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB) é dividir os serviços de arrecadação de impostos e gerenciamento da folha de pagamento dos servidores em dois certames diferentes.

O processo relativo à centralização da arrecadação tributária já teve o edital publicado e deve ser aberto amanhã. Já a operacionalização da folha tende a ser formalizada em breve.

O principal objetivo da separação é obter mais recursos com a operação. A primeira seleção está ligada ao ingresso das receitas com impostos e taxas do município e como contrapartida prevê o pagamento, por parte da Prefeitura, das tarifas bancárias.

No segundo formato, a instituição financeira paga ao município pela fidelização dos funcionários junto ao banco.

Atualmente, em São Bernardo, ambos os serviços são prestados pelo Banco Santander, que pagou R$ 60 milhões na renovação do contrato realizada em 2012 – o acordo se expira neste ano. O município conta com aproximadamente 22 mil servidores.

A estimativa da administração tucana não foi divulgada, mas internamente a expectativa com a licitação é otimista.

Para o prefeito Orlando Morando, a sinalização da atual administração em relação às finanças da Prefeitura tende a atrair mais instituições financeiras ao processo. “São Bernardo foi a primeira cidade a antecipar o 13º salário e isso mostra segurança ao sistema financeiro municipal.”

Outro ponto mencionado pelo chefe do Executivo foi a realização de audiência pública voltada aos bancos que podem se habilitar a participar do processo de escolha. “O secretário de Finanças (José Luiz Gavinelli) fez contato com essas instituições e pela primeira vez apresentamos as demandas da administração. Com isso, esperamos o melhor resultado”, prosseguiu o tucano.

No encontro mencionado participaram representantes dos bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco e Banco do Brasil.

Segundo o Executivo, a instituição ou os órgãos financeiros vencedores dos processos licitatórios serão conhecidos até o início de dezembro e, além de assumirem os serviços, terão que instalar postos dentro da unidade do Paço, na Secretaria de Finanças e na Subprefeitura do Riacho Grande, caso o vencedor seja diferente da atual contratada. 




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