Nacional Titulo
MP: Andinho estaria articulando a reativação do PCC
Do Diário OnLine
23/01/2003 | 10:27
Compartilhar notícia


Uma possível rearticulação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), desmembrada em dezembro de 2002, foi identificada pelo Ministério Público de São Paulo e será investigada. Segundo a Agência Anhanguera, responsável pelos dados, o criminoso Júlio Guedes de Moraes, o 'Júlio Carambola', e o seqüestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, estariam coordenando a ação.

A informação, publicada na edição desta quinta-feira do Correio de Campinas, dá conta de que o MP descobriu que os presos mantinham conversas entre si quando ficavam no parlatório, local onde os detentos permanecem lado a lado para conversar por meio de um interfone com as visitas, separadas por uma divisória de acrílico.

O homem apontado como a nova liderança do PCC, Marco Antonio Camacho, o 'Marcola', preso em Avaré, também estaria enviando "recados" para alguns presos de Presidente Bernardes por meio dos parentes que iam visitar presos na unidade, informou o MP.

No entanto, o plano já foi abortado, garantiu ao jornal o promotor do Grupo de Atuação Especial e de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, Roberto Porto, responsável pelas denúncias que resultaram na prisão de 17 integrantes do PCC. O promotor destacou que "cada passo" dos 180 detentos de Presidente Bernardes, a 600 quilômetros de Campinas, está sendo monitorado pelo MP.

Andinho foi indiciado por formação de quadrilha e associação com o PCC. Aos 25 anos, ele deve é mantido em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), sem direito a visita íntima e a qualquer contato com outros presos. Andinho está preso isolado em uma cela desde abril do ano passado no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, a 600 quilômetros de Campinas.

O seqüestrador também foi é réu em 12 processos referentes a seqüestros ocorridos na região de Campinas entre 2000 e 2002. Outros sete inquéritos policiais que ainda apuram a participação do criminoso em seqüestros não foram concluídos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;