Política Titulo
Secretário de Rio Grande da Serra é preso
Por Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
23/11/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O secretário de Servilos Urbanos de Rio Grande da Serra, Ricardo Orsini (DEM), foi preso em flagrante ontem, às 9h30, por resistência à ordem judicial, após entrar em conflito com um oficial de Justiça do fórum local.

Orsini, que é presidente do DEM de Rio Grande da Serra, pagou fiança de R$ 100 e responderá ao processo em liberdade. Ele foi ouvido até às 20h de ontem pelo delegado do Distrito Policial da cidade, Sergio Luditza, que não quis falar com a equipe do Diário.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o secretário impediu um oficial de Justiça de cumprir mandado de busca e apreensão de um corsa branco que estava parado no pátio municipal. As informações constam no boletim de ocorrência, feito com base no depoimento de testemunhas.

Após consultar a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, o democrata alegou que o endereço indicado no mandado não estava correto e que ainda havia algumas pendências financeiras com o veículo, que era objetivo de uma alienação fiduciária (quando o bem é dado para quitar uma dívida).

A discussão com o oficial de justiça resultou em prisão por resistência à ordem judicial decretada pelo juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, da Vara Única de Justiça de Rio Grande da Serra, que também expediu a sentença para apreensão do veículo do pátio municipal.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública não informou como foi a discussão. Comentários de testemunhas afirmam que Orsini brigou com o oficial e, para impedí-lo de retirar o carro, chegou a colocar um trator na entrada do pátio.

A tentativa, entretanto, não evitou que a Polícia Militar apreendesse o carro após levar o secretário preso.

Diário tentou falar com Orsini na delegacia de Rio Grande da Serra, mas ele saiu pela porta dos fundos, que dá acesso direto à garagem.

Procurado no celular, o secretário atendeu, mas falou que não estava ouvindo direito porque estava passando em um viaduto e desligou. As tentativas seguintes de ligar para o celular caíram todas direto na caixa postal e Orsini não retornou às mensagens até o fechamento desta edição.

A equipe do Diário também tentou contato por telefone com o secretário de Assuntos Jurídicos, José Alves de Oliveira, que acompanhou Orsini no depoimento e saiu pela garagem, mas também não recebeu retorno das ligações.

 

 

Parlamentares já reclamaram da atitude do político

 

 Considerado "agressivo" pelos vereadores, o secretário de Serviços Urbanos de Rio Grande da Serra, Ricardo Orsini, tem histórico de brigas com a Câmara por, segundo os parlamentares, não atendê-los direito e não responder adequadamente os requerimentos feitos para a Pasta.

A situação foi admitida pelo prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), que reuniu-se com os vereadores em setembro do ano passado para tentar acalmar os ânimos e evitar o racha no governo.

Na época, o secretário era criticado publicamente até por vereadores aliados ao governo e que estavam insatisfeitos com o tratamento de Orsini, como o presidente da Câmara, Edvaldo Guerra (PV), que depois passou para a oposição por se sentir desrespeitado na Prefeitura.

"Ele debocha do Legislativo, diz que não temos que nos meter no trabalho da Pasta e que ele não está lá para atender os vereadores", reclamava Guerra.

Após uma série de reuniões, o prefeito conseguiu acalmar os parlamentares sem retirar Orsini do comando da Secretaria de Serviços Urbanos.

Para o petista Claudio Manoel de Melo, o Claudinho, isso foi um erro. "Estava na cara que isso (a prisão) ainda iria ocorrer. Ele é muito agressivo com as pessoas."  (Rafhael Di Cunto Especial para o Diário)

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;