Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Infarto Agudo do Miocárdio em jovens

Doença cardiovascular que acomete células do músculo do coração...

Por Leo Kahn
18/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença cardiovascular que acomete células do músculo do coração, causada pela obstrução temporária ou definitiva de uma artéria coronária. A adesão de um trombo sobre uma placa de gordura ou o espasmo da artéria coronária são as causas da interrupção do fluxo sanguíneo.

Normalmente relacionada com indivíduos acima de 40 anos, está ocorrendo em jovens com hábitos de vida pouco saudáveis e sedentarismo.

Homens fumantes com idade entre 35 e 39 anos têm probabilidade cinco vezes maior de ter um ataque cardíaco que os não fumantes. Atualmente, jovens estressados, fumantes, sedentários e com peso acima do ideal, na faixa etária entre 20 e 40 anos, estão sofrendo mais IAMs (Infartos Agudos do Miocárdio).

Em São Paulo, por exemplo, esse grupo representa, em média, 12% dos casos. Há dez anos essa incidência não passava de 6%. Nos Estados Unidos, o índice médio em jovens é de 4%.

O acúmulo de gordura originado pelo excesso de colesterol ‘mau’ no sangue diminui o canal de passagem, podendo eventualmente interromper o fluxo e, em determinadas situações, provocar o IAM.

Fatores de risco que estão relacionados com o infarto em pessoas com menos de 40 anos:

- Tabagismo

- Obesidade

- Síndrome metabólica

- Hipertensão arterial

- Colesterol LDL elevado

- Diabetes

- Histórico familiar de acidentes cardiovasculares

- Doença de Leiden (alterações na capacidade de coagulação do sangue)

- Insuficiência renal iniciada ainda durante a infância

- Doenças autoimunes

- Vasculite

Há razões genéticas ou um conjunto de várias doenças que tornam a pessoa mais propensa a sofrer esse mal súbito. Geralmente, quando um indivíduo apresenta mais que um desses fatores de risco acima, encontra-se numa situação de infarto provável.

O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico e, se ainda assim não for suficiente, é realizado, então, o ECG (Eletrocardiograma), que irá confirmar o IAM.

Por meio de exames de sangue é possível encontrar proteínas específicas do músculo cardíaco, as CK-MB, e troponina I ou T, pelo menos seis horas após o indivíduo ter infartado, confirmando o diagnóstico.

Outros exames adicionais incluem: raio X de tórax, ecocardiograma, angiograma, tomografia computadorizada cardíaca e ressonância magnética.

Saiba mais:

Outros fatores que poderão resultar num infarto são principalmente: emoção excessiva, frio intenso, prática de exercício físico de intensidade muito alta e excessiva e uso de drogas.

Se for daqueles jovens que pensam que agora podem fumar, beber e consumir outros tipos de substâncias descontraidamente porque ainda são novos e não há consequências graves, deverão começar a pensar de outra forma.

Ao apresentar alguns dos fatores de risco, é preciso alterar os hábitos de vida e, assim, diminuir a possibilidade de infartar.

Cerca de 25% dos infartos em pessoas mais jovens decorre de uma situação de consumo de drogas.

De todos os IAMs, menos de 5% acontecem em pessoas com menos de 40 anos.

As principais complicações são:

- Arritmia cardíaca;

- Choque cardiogênico;

- Insuficiência respiratória;

- Insuficiência renal;

- Parada cardiorrespiratória.

As ondas descritas no eletrocardiograma, características de um infarto cardíaco, apresentam atividade anormal do coração.

Nunca devemos aguardar os resultados das análises sanguíneas para iniciar o tratamento.

Durante o infarto cardíaco, o paciente luta contra o tempo.

É necessário agir rapidamente para evitar as sequelas da doença e salvar a vida da pessoa. Para evitar que isso aconteça, faça exames preventivos com seu médico.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;