Economia Titulo
Feirão do Imposto atrai consumidor em S.Bernardo
Por Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
20/02/2005 | 17:14
Compartilhar notícia


O Feirão do Imposto em Material Escolar atraiu a curiosidade das pessoas que aproveitaram o sábado para passear no Shopping Metrópole, em São Bernardo. O evento, realizado pelo Núcleo Jovens Empreendedores da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), procura conscientizar a população sobre quanto de imposto está embutido no preço final dos produtos.

Além de informar, o feirão tem por objetivo protestar contra o fato de que o consumidor não sabe, na hora da compra, quanto representam os impostos pagos. “É um direito da população saber a carga tributária existente no preço de venda dos produtos, que é muito alta”, diz Valter Moura Júnior, diretor do núcleo.

No material escolar, a campeã da tributação é a caneta esferográfica, pois 48,69% do preço vai para pagamento de impostos. Ao comprar uma simples régua, o consumidor nem desconfia, muitas vezes, que está pagando 45,85% do valor em impostos federais, estaduais e municipais.

As pessoas que passavam sábado pelo estande do Núcleo Jovens Empreendedores se surpreendiam com as informações. “A gente sabe que paga impostos, mas não imagina que seja tanto. Já pagamos tantos outros impostos e ainda temos de pagar mais esses que ficam escondidos”, reclamou a dona de casa Nivalda Ferreira dos Santos, 48 anos.

O núcleo também recolheu mais de 250 assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao governo federal contra a carga tributária dos produtos. Desde agosto, 1,2 mil assinaturas já foram colhidas. Mais dois novos feirões do imposto estão programados para este semestre.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;