Memória Titulo
Um blog dos Meneghel e muito mais...

http://familia-fotos-memorias.blogspot.com . Esse blog é muito legal. Conta a história da família Meneghel, de naturalidade italiana e que se...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


http://familia-fotos-memorias.blogspot.com . Esse blog é muito legal. Conta a história da família Meneghel, de naturalidade italiana e que se espalha pelo Grande ABC desde o século 19, a partir de São Caetano e São Bernardo. Vale a pena conhecer.

Os responsáveis pelo blog são dois primos: Arquimedes Pessoni, jornalista, e Vitório Borella. Além dos Meneghel aparecem no blog famílias conhecidas, com fotos antigas e atuais, inclusive de objetos de uso doméstico, desconhecidos pelas novas gerações.

O blog propõe um trabalho coletivo de construção da Memória. Portanto, todos podem participar. Uma das tarefas: identificar a foto que abre a coluna hoje.

É uma foto de 1938, com o grupo do Apostado do Santíssimo Sacramento defronte à antiga Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo. Do grupo está identificado Paulino Pessoni: o primeiro da esquerda para a direita da segunda fila de cima para baixo.

Esta foto já foi publicada aqui em Memória, há uns 20 anos. Lembramos dos Marotti, lideranças do Santíssimo. Mas outros nomes já foram identificados à época. Vamos investigar.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Especial sobre Lúcio Cardim, compositor com 90 músicas gravadas (1932-1982). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: Gravações da big band do saxofonista Charlie Barnet e de cantores como Joe Williams e Sarah Vaughan; amanhã: a música contemporânea de Diana Krall, Michael Bublé e outros. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". Entrevista com o fotógrafo Douglas Nascimento. Ele sai por São Paulo registrando casarões abandonados. Total de casos até agora: 110. Douglas propõe mudanças na legislação para salvar esses imóveis históricos, alguns já tombados. Visitem o site: www.saopauloabandonada.com.br. Outra atração: o centenário da morte de Euclides da Cunha: 1909-2009. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". 32 anos sem Elvis Presley - segundo de uma série de dois especiais. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Araraquara tornou-se freguesia em 22 de agosto de 1817, com o nome de São Bento. A elevação a município ocorreu em 1832, quando se separou de Piracicaba. Significado do nome: "morada do sol".

Brodósqui foi elevado a município em 22 de agosto de 1913, separando-se de Batatais. O nome é uma homenagem ao engenheiro polonês Alexandre Brodowski, inspetor-geral da Companhia Mogiana.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 22 de agosto de 1979

Manchete - Sob pressão, Congresso vota a anistia.

Editorial - Caos no trânsito de Santo André.

Mauá - Uso de carros oficiais é questionado.

Polícia - Morto na calçada ao sair da escola na Vila Sacadura Cabral.

EM 22 DE AGOSTO DE...

1924 - Jorge de Oliveira nasce em Piraporinha, então bairro de São Bernardo, hoje Diadema. Serviu o Exército em Quitaúna. Depois da baixa trabalhou de operário na construção da Via Anchieta. Aposentou-se como motorista do DER, já residindo em São Bernardo, onde faleceu em 2000.

1959 - Prefeitura de Ribeirão Pires dá o nome de Luiz Bettega a uma rua da cidade, o que homenageia patriarca de antiga família local.

1969 - Benedito Marcilio reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

História

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em História (LEPH) da Fundação Santo André será inaugurado hoje, às 8h, com um ato simbólico. O novo laboratório funcionará na casa antiga da Pró-Reitoria de Graduação. Procurará cumprir as metas do ensino de História, preconizadas na Lei de Diretrizes e Base e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Terá como função valorizar o trabalho de pesquisa, por meio de seminários, oficinas, leitura e palestras.

O viés político do laboratório é definido pelo professor José Amilton de Souza, coordenador do curso de História: "Será o Memorial da Ocupação, que representa a luta dos estudantes". Mais informações: www.fsa.br

HOJE

Dia Mundial do Folclore e Dia do Supervisor Educacional.

SANTOS DO DIA

André de Fiésole, Fabriciano e Felipe Benício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;