Cena Política Titulo Cena Política
Rautenberg cogita retorno em Santo André
Por Raphael Rocha
01/12/2018 | 06:20
Compartilhar notícia


Vereador mais bem votado do Grande ABC em 2016, com 7.863 votos, Roberto Rautenberg (PRB), de Santo André, está fora do exercício do mandato desde agosto de 2017, mas tem se reunido com a classe política local aventando a possibilidade de retomar o cargo. O republicano vem pedindo sucessivas licenças não remuneradas para cuidar de negócios particulares – ele é dono de rede de academias. Mas Rautenberg comentou que não tem gostado da atuação de Jorge Kina (PSB), suplente que exerce a vaga deixada por ele. Um dos pontos de discordância é com relação aos assessores. Mesmo fora, Rautenberg mantém a maioria dos funcionários no gabinete de Kina, algo que sempre incomodou o socialista. Com a determinação de exoneração de dois assessores por gabinete neste ano, Kina decidiu renegociar a situação e incluiu na cota de dispensa os nomes indicados pelo titular da cadeira. 

Almoço

 Uma das figuras que conversaram com Roberto Rautenberg (PRB) foi o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). O republicano e o tucano almoçaram na cidade na quinta-feira, o que pode sinalizar, caso Rautenberg decida, de fato, resgatar o mandato, um alinhamento político na Câmara. Na conversa, o parlamentar teria dito que, mesmo se voltar ao Legislativo, esse ato tende a ser provisório.

Desarticulação

 Presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (Avante) alfinetou a articulação política da base de sustentação do governo Paulo Serra (PSDB) após emendas indigestas terem sido aprovadas no Orçamento de 2019. O recado foi para parte do bloco que se diz governista, mas que avalizou propostas de Willians Bezerra (PT) e de Sargento Lobo (SD), que destinam R$ 36,5 milhões (somadas) da peça orçamentária para reclassificação de categorias de servidores andreenses, algo que o governo havia avisado ser inexequível. “Há preocupação com a eleição da mesa, diante da base desarticulada como se mostrou hoje (na quinta-feira). Esperamos que esteja mais coesa (na terça-feira, quando haverá o pleito).”

Peregrinação

 Deputado estadual eleito pelo PSL de São Bernardo, Coronel Nishikawa segue sua peregrinação em visita a órgãos públicos e colocar o futuro mandato à disposição. Nesta semana, esteve na sede do Ministério Público do Estado e na Câmara de Diadema, onde discursou, ao lado do presidente do PSL diademense, Marcos Germano.

Diga que fico 

 Ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Mauá, Helcio Silva tem assegurado a lideranças do petismo que não pretende deixar o PT, embora seu nome esteja especulado em outras legendas. Helcio quer ser candidato a prefeito, porém, garante que não vai impor seu nome na corrida interna, citando, por exemplo, que o ex-prefeito Oswaldo Dias pode assumir a missão.

Volta?

 A publicação de uma foto com principais lideranças dos governos de José de Filippi Júnior (PT) e Mário Reali (PT) gerou rebuliço no petismo em Diadema. No jantar estavam, além de Reali e Filippi, os ex-secretários Antônio Vanderly Lima, Enio Taniguti, Ricardo Perez, Luiz Carlos Theóphilo e Osvaldo Misso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;