Setecidades Titulo Educação
São Caetano investe R$ 3 mi na reforma de seis unidades de ensino

Intervenções físicas terão início até o fim do ano, com prazo médio de conclusão de quatro meses para cada equipamento escolar

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
10/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de São Caetano deu início, ontem, a reformas em seis unidades escolares. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões em recursos do Tesouro e a previsão é que as obras sejam concluídas ao longo do primeiro semestre de 2019.

Na manhã de ontem, o prefeito José Auricchio Junior (PSDB) e a secretária de Educação Janice Paulino César assinaram a ordem de serviço para início de obras na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Helena Musumeci, no bairro Mauá. Construído em 1975 e tendo passado pela última reforma em 2012, o prédio da unidade apresenta problemas de infiltração. A comunidade escolar aguardava desde junho pelo início das intervenções. O prefeito justificou que era preciso ter o recurso em caixa antes de realizar as licitações. “Em 2019 e 2020, São Caetano vai retomar o caminho do crescimento”, afirmou.

Além do reparo dos vazamentos e das rachaduras na parede, o equipamento da Educação também vai receber adaptações na acessibilidade e pintura, entre outras intervenções. Os 119 alunos, de 2 a 6 anos, foram transferidos temporariamente para a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, no mesmo bairro.

A presidente da APM (Associação de Pais e Mestres), a vendedora Mirelle Paiva, celebrou o início das obras. “Tivemos várias reuniões, nos preocupavam os vazamentos dentro da escola. Agora, nossa expectativa é a de que, quando for inaugurada, tenhamos um espaço de qualidade”, declarou.

Já está em obras a EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Oscar Niemayer e, até o fim do ano, serão iniciadas melhorias em outras quatro escolas. Segundo a Secretaria de Obras, os nomes das unidades serão divulgados assim que as licitações forem aprovadas.

A secretária de Educação adiantou que a Emef Eda Montoanelli será ampliada e deve aumentar sua capacidade de atendimento dos atuais 800 alunos para 1.200 estudantes até o próximo ano.

FACEBOOK

Auricchio criticou mobilização virtual, em maio, quando responsável por aluno da Emei Helena Musumeci fez abaixo-assinado virtual solicitando a reforma da unidade. “Tem aquelas que acham que internet resolve tudo. Tem os engenheiros de Facebook. Seria bom se a gente pudesse resolver assim.” O prefeito lembrou que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), conquistou a vitória impulsionado pela internet. “Vamos torcer para dar tudo certo e aí, talvez, a gente possa jogar a experiência fora e utilizar só as redes sociais”, ironizou. Ele destacou, ainda, que a intervenção estava programada, mas não havia recursos para executá-la. “Vão dizer que a gente fez porque estava no Facebook, mas já estava programado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;