Memória Titulo
As origens desta chácara na Vila Palmares

O sítio ou chácara Di Cicco começou a nascer em 1934 quando Virgílio Di Cicco recebeu a área em pagamento de títulos de clientes da sua...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O sítio ou chácara Di Cicco começou a nascer em 1934 quando Virgílio Di Cicco recebeu a área em pagamento de títulos de clientes da sua empresa. A propriedade ficava na Vila Palmares, em Santo André, vizinha ao bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. Media 30 mil metros quadrados. Uma história muitas vezes ouvida por Enio Benelli, neto de Virgilio Di Cicco.

E Virgilio reforma uma ponte no Meninos

Texto: Enio Benelli

Que dificuldade para chegar até a chácara. Era só mato. Com trabalho e perseverança, meu avô construiu a primeira casa e a mobiliou. Os travesseiros e colchões eram de palha. A família ali se encontrava nos fins de semana para a bocha, o vinho, as macarronadas de dona Amélia, nossa avó, e as canções napolitanas.

No Ipiranga, a Di Cicco prosperava e crescia junto com São Paulo. Para aglutinar mais clientes e fornecedores, os genros, Attilio Benelli e Affonso Ferraro, bons comerciantes, reformaram a chácara em 1948 e, sob a batuta do sogro Virgilio, construíram uma nova casa, com tudo que fosse necessário para desenvolver um local de entretenimento: quadras esportivas, adega, parque de brinquedos, salão de festa, cinema, discoteca, forno de pizza. A ideia era reunir na Chácara Di Cicco clientes e amigos do depósito no Ipiranga.

A gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada pelo padre Fiorente. O pizzaiolo Carmo, do Ipiranga, vinha fazer as pizzas. O problema era a dificuldade de acesso: a ponte sobre o Ribeirão dos Meninos não comportaria o trânsito de tantos automóveis: 300 convidados para as primeiras festas.

Virgilio Di Cicco recorreu ao prefeito Lauro Gomes para que reformasse a ponte ou construísse uma nova. A Prefeitura demorou, e coube ao próprio proprietário reformar a ponte, a tempo de se realizar a primeira festa na chácara.

O prefeito ficou sabendo da obra. Preocupou-se. Resistiria a ponte? Ao que ouviu de Di Cicco: "Seo Lauro, de tudo que construí na vida, nada caiu". Engenheiros municipais atestaram a qualidade da reforma. E a ponte lá ficou por anos a fio.

A primeira festa foi um sucesso. Reuniu famílias de São Bernardo (Centro e Rudge Ramos) e Ipiranga. As festas na chácara tornaram-se tradicionais e retumbantes, e os motivos para realizá-las, incontáveis, sempre acompanhadas pelo vinho da casa.

Aos domingos, a missa na igreja de São João Batista, no Rudge Ramos. Os batizados de Roberto Pelosini, Ricardo Ferraro, Celso Benelli, Silvinha Pelosini, Neidinha e Edi Benelli. Seguia-se a pé da chácara até a igreja.

Um personagem: Benedito Zoboli. Nas tardes de domingo, as crianças sentavam-se ao seu redor para ouvir as histórias que contava.

Outra lembrança: os jantares no Restaurante do Chico, ao lado da antiga capela dos Meninos, cujo cardápio eram as rãs recém-capturadas servidas com polenta.

Os anos 1950 correram céleres. A chácara transforma-se no Clube Di Cicco. Inicia-se a década de 1960. Vem a fase do Clube da Willys. E a semente que se plantou na Vila Palmares inspira o surgimento de um outro clube, o São Bernardo Tênis Clube, este em plena atividade.

VIRGILIO DI CICCO

Chegou da Itália em 1916. Foi auxiliar de cozinheiro num acampamento de trabalhadores durante a construção da Estrada de Ferro Sorocabana. No ano seguinte fixa-se no Ipiranga, como encanador. Casa-se com a filha de José Pirondi, o Nono Pirondi. A esposa falece depois de um ano, durante o parto, juntamente com o nenê. Virgilio casa-se novamente, agora com Amélia Pirondi, irmã da esposa falecida e filha mais nova do Nono Pepino. Auxiliado pelo sogro, Virgilio abre sua empresa em 1918, a Di Cicco, oficina de encanamentos e fábrica de calhas que agrega materiais de construção.

Turma da esquina e do Napolitano.

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias.

Hoje é o aniversário de Francisco Benjamin Koiffman. Ele nasceu em 30 de março de 1946.

Turma do Rudge

Aqueles jovens do antigo bairro dos Meninos.

Douglas Luiz Darré nasce em Rudge Ramos em 30 de março de 1946 e faz história numa antiga empresa do bairro, a Fiação Pessina.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de março de 1980

Manchete - Metalúrgicos decidem se aceitam proposta ou decretam a greve. A proposta: reajuste de 5%, mais INPC. Em caso de rejeição, os metalúrgicos paralisarão suas atividades em 1º de abril.

EM 30 DE MARÇO DE...

1960 - Fundado o Lar da Criança Emmanuel, em São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 30 de março:

1895 - Ângelo A. Ucelli. Natural de Piracicaba. Serrador da Panino Corazza. Residência: Rua Manoel Coelho, 881, São Caetano.

1914 - João Sanchez. Natural de Descalvado (SP). Eletricista da Rhodia Química. Residência: Rua Francisco Lisboa, 289.

1917 - Bittencourt D. Carvalho. Natural de Lavras (MG). Destilador da Rhodia Química. Residência: Avenida Príncipe de Gales, 5.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

São Bento do Sapucaí e Jambeiro. Elevados a município em 30 de março de 1876, quando se separam, respectivamente, de Pindamonhangaba e Caçapava, no Vale do Paraíba.

Orlândia. Elevado a município em 1910, na região de Ribeirão Preto.

HOJE

Dia do Futebol Society.

SANTOS DO DIA

Donino, João Clímaco, Leonardo Murialdo, Régulo e Zózimo.

Na estampa de 1958, a representação do Domingo de Ramos.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;