Memória Titulo
Trailer. E uma rápida parada
Ademir Medici
16/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Aos 94 anos, Aldo Benetuze nem pensa em parar. Se depender dele, viver mais uns 30 anos já está bom.”

Cf. Lizete Benetuze, jornalista, filha do Sr. Aldo, em artigo para o blog da Maria Claudia Ferreira.

 

Esta página Memória dá um tempo. Estamos em férias. Retornamos em 8 de agosto. Mas deixamos três entrevistas gravadas para a Memóriado DGABC TV.

Duas das entrevistas já foram anunciadas, as dos irmãos Otavio Odepis (fotógrafo do bairro Santa Terezinha, em Santo André) e Licinho (craque do futebol do passado). A terceira entrevista também é fabulosa. Conta a história da Discoteca Aldo, referência musical de Santo André e Grande ABC do passado.

Aldo Benetuze, criador da discoteca, está muito bem. Veio ao estúdio do DGABC TV. Trouxe discos de vinil e gravações digitalizadas. Fotografias maravilhosas. Contou histórias. E no mesmo dia o visitamos em sua casa para conhecer a sua discoteca particular e a sua oficina de trabalho, igualmente maravilhosa.

Vale a pena aguardar pela entrevista, que praticamente coincidirá com o nosso retorno ao trabalho – do qual já sentimos saudades.

 

Clássicos do Diário há 60 anos:

Foto Carlos e a Praça do Carmo, em Santo André

Data: década de 1950

Reprodução: João Colovatti

Acervo: Banco de Dados

Histórico: Carlos Haukal na Praça do Carmo ainda sem movimento. Cada andreense pode descrever a imagem. Lembrar situações. Voltar no tempo. Um novo jornal surgia, News Seller, o antecessor do Diário sessentão e cheio de energia.

 

Grande ABC. A caminho do centenário urbano 1920-2020

 

Virada da década de 1950 para 1960. Instalava-se o sexto município do futuro Grande ABC, Diadema. O jovem advogado Nevino Antonio Rocco exercia o cargo de diretor jurídico.

 

Uma antiga lei municipal

Texto: Nevino Rocco

As diretrizes para um loteamento urbano ainda eram regidas por uma lei municipal de 1920.

Localizei esta lei no arquivo da Prefeitura de Santo André, do tempo ainda do município de São Bernardo, projeto do engenheiro Luiz Meira.

A lei vedava loteamento de terrenos alagadiços. A largura mínima de ruas e avenidas deveria ser de dez metros, com amplas calçadas.

Infelizmente, reclama-se de falta de planejamento, mas quem compulsa nossas leis locais do passado se convence de que falta observar aquela legislação pioneira.

São leis que datam dos tempos em que não havia tratores.

As vias Anchieta e Anhanguera foram executadas a partir de 1940 com pá e picareta. O transporte era manual ou com carrocinhas tracionadas por muares...

 

Em 16 de julho de...

1918 – José Luiz Flaquer, de Santo André, designado para comandar a chamada ‘guarda prussiana’, incumbida do policiamento do Senado Estadual. Ele fará parte, também, da comissão de recepção ao novo senador eleito, José Valois de Castro.

Amistoso intermunicipal: a Associação Atlética São Bernardo recebe o time paulistano da Itália, para dois jogos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a nova ofensiva alemã no Ocidente.

1973 – Prefeito Ricardo Putz, de Diadema, inaugura anel adutor de água em Piraporinha.

Realizado o congresso de abertura dos Jogos Regionais de Botucatu, com o favoritismo do Grande ABC.

1983 – Prefeitura de Santo André declara Paranapiacaba e seu entorno áreas de proteção ambiental e de interesse de preservação.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 16 de julho:

Em São Paulo, Jaboticabal. Elevado a município em 1867, quando se separa de Araraquara.

Em Minas Gerais, Arcos e Mariana

Em Santa Catarina, Bocaina do Sul

No Rio Grande do Sul, Bom Jesus

Na Bahia, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Cafarnaum, Canarana, Irajuba, Itaju do Colônia, Lajedão, Maiquinique e Morpará

No Rio Grande do Norte, Caiçara do Norte, Ouro Branco, São Miguel do Gostoso e Tenente Laurentino Cruz

No Maranhão, Imperatriz

Em Goiás, Ipiranga de Goiás, Morrinhos e Rialma.

Na Paraíba, Juarez Távora

No Amazonas, Manacapuru

No Mato Grosso do Sul, Miranda

No Paraná, São Pedro do Iguaçu

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia do Comerciante. A data surgiu a partir da criação da lei 2048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro.

 

Santos do Dia

Nossa Senhora do Carmo. A Ordem carmelitana considera seus fundadores o profeta Elias e seu discípulo Eliseu. Elias viveu no Monte Carmelo, na Terra Santa.

Na Catedral do Carmo fica a sede da Diocese de Santo André, que abrange o Grande ABC.

Maria Madalena Postel

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;