Setecidades Titulo Travessia João Basso
São Bernardo e Emae discutem nova balsa

Estatal apresentará à Prefeitura orçamento de embarcação complementar no prazo de 30 dias

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Tendo em vista o crítico e antigo problema enfrentado pelos cerca de 20 mil moradores da região do Tatetos, em São Bernardo, em relação à existência de apenas uma embarcação para travessia da Represa Billings, a Prefeitura discute, em conjunto com a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), a viabilidade de instalação de segunda balsa para operar de forma simultânea.

Após reunião realizada na tarde de ontem entre o prefeito Orlando Morando (PSDB) e o CEO da Emae, Luiz Carlos Ciocchii, ficou acordado que a estatal apresentará, no prazo de 30 dias, orçamento de nova embarcação. Em contrapartida, a administração se comprometeu a realizar estudo de viabilidade financeira de um atracadouro (estrutura para atracar a embarcação).

“Criamos grupo de discussão permanente porque temos situação que não dá mais para suportar. Me comprometi a investir em um atracadouro, porque entendemos que não é possível deixar a responsabilidade apenas ao Estado. Claro que não é solução para amanhã, mas sim um primeiro passo de discussão que estava abandonada”, ressalta Morando.

Historicamente, usuários do serviço são obrigados a aguardar pela balsa em filas quilométricas pela Estrada do Rio Acima. O problema permaneceu mesmo após a troca da embarcação antiga por composição maior, no início de maio. A nova balsa, reformada com recursos próprios da Emae, tem capacidade para transportar 304 passageiros e 23 veículos por viagem, enquanto a antiga carregava até 240 pessoas e 21 veículos.

A estimativa da Emae é a de que sejam realizadas pelo menos 58 mil viagens por ano, o que significa o transporte de 2,4 milhões de pedestres e 800 mil veículos. “Deixaram aquela região crescer de maneira incontrolável, o que não vai mais acontecer. Não podemos deixar. É necessária fiscalização rígida para não permitir que siga aumentando o número de moradores”, complementa o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;