Política Titulo 11 veículos
Guarará circula com ônibus acima da idade permitida por lei
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
20/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC:


Onze ônibus da Expresso Guarará, uma das operadoras do sistema de transporte de Santo André, circulam com idade acima da permitida pela legislação municipal. O desrespeito às leis andreenses foi flagrado nesta semana pela equipe do Diário.

São nove carros articulados, cuja idade máxima tem de ser 12 anos, e outros dois do tipo padron, que teriam de ser retirados de linha com dez anos de uso. Porém, os coletivos articulados são de 2000 e os veículos tipo padron são de 2002 – ou seja, em ambos os casos a idade estourou há quatro anos.

Os documentos que comprovam a irregularidade estão estampados nos coletivos da companhia e foram flagrados pela equipe do Diário na quinta-feira.

A Prefeitura de Santo André informou que a empresa será multada pelo desrespeito às regras do transporte coletivo na cidade, mas o valor deve ser fixado na segunda-feira. Ainda de acordo com o Paço, outras duas prestadoras de serviço serão penalizadas pelo mesmo problema: a Viação Urbana e a Viação Vaz.

A Expresso Guarará coleciona problemas no atendimento ao cidadão andreense. A empresa opera 17 linhas – a maioria na Vila Luzita – tem dívida de R$ 15 milhões à SATrans em valores referentes a dispositivos contratuais não cumpridos desde o início da operação da empresa na cidade, em 1999. A companhia deixou de pagar taxas de gerenciamento, de despesas judiciais e de honorários advocatícios. A quantia tende a aumentar, uma vez que processos administrativos ainda tramitam na Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos.

Em novembro, a Expresso Guarará foi multada pela Prefeitura de Santo André em R$ 17,8 mil pelo descumprimento de oferta de ônibus durante o período em que 14 coletivos foram apreendidos por falta de pagamento. Um mês antes, os veículos foram recolhidos pela Caruana Financeira, empresa que financiou os carros à Expresso Guarará.

A equipe do Diário não conseguiu localizar os proprietários da Expresso Guarará para comentarem as irregularidades encontradas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;