Eleições 2016 Titulo Mauá
PDT deixa Donisete e vai com Atila no 2º turno

Após eleger Cincinato e Fernando Rubinelli, sigla
muda de lado em Mauá; governo exonera indicados

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de eleger dois vereadores integrando o arco de alianças do prefeito de Mauá e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT), o PDT decidiu trocar de lado e apoiar a candidatura do deputado estadual Atila Jacomussi (PSB) neste segundo turno. O anúncio foi feito ontem, em ato no Cokeluxe, no Centro. Como reação, o governo decidiu demitir dois secretários ligados ao PDT e todos os comissionados indicados pelo partido no Paço.

Com direito a banner especial com logotipo do PDT ao lado do nome de Atila, o evento contou com a presença dos dois parlamentares eleitos do pedetismo, o já parlamentar e presidente da legenda na cidade, Cincinato Freire, e de Fernando Rubinelli, filho do vereador petista Wagner Rubinelli.

Ambos empunharam discursos inflamados em ataques ao PT e fizeram questão de cantar e dançar o jingle da campanha do oposicionista. “A gente anda na rua e o povo só fala no Atila, então não adianta remar contra a maré. Hoje me falaram que eu sou traidor (por ter mudado de lado), mas se sou isso só porque estou do lado da população, aceito ser chamado de traidor”, discursou Cincinato Freire.

Já Fernando Rubinelli argumentou que apoiou Donisete a contragosto. “Quando meu pai me disse que não queria mais se candidatar, eu aceitei buscar vaga na Câmara, mas com uma condição: que eu disputasse a eleição pelo PDT e não pelo PT”, falou. Fernando teve a candidatura arquitetada pelo pai, que avaliava que sua reeleição pelo petismo seria prejudicada. O parlamentar já tinha deixado o partido no auge do Mensalão e amargou ostracismo por outras legendas. Retornou à sigla e recuperou cadeira na Câmara em 2012. Sua mulher, Cássia Rubinelli (PT), então secretária de Meio Ambiente da gestão Donisete, foi demitida do cargo.

O governo também exonerou Osvaldo Corazza do posto de chefe da Pasta de Trabalho e Renda, vaga essa ofertada no ano passado por Donisete na tentativa de amarrar o partido em seu arco de alianças. Ao formalizar apoio a Atila, os pedetistas entregaram documento com série de propostas do partido para inclusão no programa de governo do socialista.

Atila negou que o apoio do PDT tenha sido condicionado a cargos em seu eventual governo. “O PDT era uma sonho antigo nosso, mas por questões de detalhes não puderam estar conosco no primeiro turno. A adesão deles foi de coração”, frisou o prefeiturável.

A ex-primeira-dama Alaíde Damo (PMDB) participou do ato. Foi sua primeira aparição pública em grandes agendas desde que foi escolhida como candidata a vice na chapa de Atila. O comentário era de que o Pros, que também está Donisete, também anunciará apoio ao socialista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;