Memória Titulo Memória
O pensamento vivo de Octaviano Gaiarsa

Os 105 anos de nascimento de Octaviano Armando Gaiarsa...

Por Ademir Medici
16/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 105 anos de nascimento de Octaviano Armando Gaiarsa (Santo André, 1911 – 2005). Seu pensamento permanece vivo, nos livros que publicou, nos artigos que escreveu, nas palestras proferidas, nas entrevistas concedidas.

Gaiarsa possui uma obra conhecida e importante. Mas já dissemos aqui em Memória que mestre Gaiarsa possui cinco cadernos inéditos, tesouro a nós confiado por seu primogênito, Angelo Gaiarsa Neto.

Os primeiros registros dos cadernos datam de 1930. São pensamentos, histórias curiosas e memória pura que lembra os livros do memorialista mor brasileiro, Pedro Nava. Esta página deveria dividir mais com vocês o que Gaiarsa escreveu, e não publicou, mais de 80 anos atrás, com sua caneta tinteiro.

Vejam só este registro, datado de 4-11-1930:

Ouvi contar esta:

– Meu amor, para vir te ver eu seria capaz de atravessar o oceano.

– É! E por que então não vieste ontem?

– Ora, meu bem, quererias que viesse com uma chuva daquelas?

Ou seja: toda a pureza de um andreense com os seus 19 anos, já sonhando em ser médico.

Há registros em tinta preta riscados em azul, provavelmente algum tempo depois de redigidos. Mesmo assim, consegue-se ler o que Gaiarsa escreveu. Mas se ele riscou, pulamos.

Extraímos os textos que o autor não censurou, como o que se segue, datado de 8-1-1931:

Cada dia mais me convenço de que sou dotado de ótima inteligência. O que me falta é um pouco mais de concentração e um pouco mais de perseverança para repetir uma leitura pelo menos três vezes. Se repetisse, seria em breve um sábio em qualquer assunto. É o que vou fazer logo que entrar na faculdade.

Se no ano passado só me faltou meio ponto para obter aprovação, estou plenamente convencido de que, com mais um pouco de estudo, alcançaria o meu lugar na Faculdade de Medicina, com a ajuda de Deus.

Octaviano Gaiarsa, o estudioso, o religioso. Entrou para a faculdade. Formou-se. Exerceu a profissão com dignidade – nunca esquecemos do depoimento do sindicalista Philadelpho Braz, homem de esquerda que elogiava o conservador Gaiarsa pela sua forma de atender ao operariado.

Medicina, uma ação de vida, mais do que ofício ou profissão. Política partidária, uma rápida passagem – boa, por sinal, na primeira legislatura da nova fase do Legislativo andreense (1948-1951). Depois, sem deixar de ser médico, Gaiarsa envereda para o lado da história, da memória, das artes plásticas, da fotografia, da genealogia, da heráldica, dos estudos diversos – como o de idealizar o primeiro guia de ruas em Santo André.

Gaiarsa jamais lançou mão dos cadernos que produziu na mocidade – o que nos atrevemos a fazer hoje, na esperança de que ele não desaprovasse. Certo, Angelo?

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Ao vivo, no estúdio, Antonio Carlos Braga, do CVV (Centro de Valorização da Vida). Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história daquele que é considerado, pelos que tiveram o privilégio de vê-lo em campo, o maior jogador de futebol do Brasil, Leônidas da Silva.

Quem fala sobre o programa é o jornalista Milton Parron, responsável pelo Centro de Documentação e Memória da Band, produtor e apresentador do Memória:

Leônidas da Silva, para uns, era o Diamante Negro; para outros, o Homem Borracha.

O próprio Leônidas, com quem trabalhei durante uns 15 anos na Jovem Pan, em uma das muitas entrevistas que fiz com ele, relatara como foi sua vida de atleta profissional e como era o futebol de seu tempo, a rotina de treinamento, salários, a relação com os torcedores etc.

No programa serão apresentados alguns lances com a participação de Leônidas quando jogava pelo São Paulo, documentos extremamente raros e pouco conhecidos.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 16 de julho de 1986 – ano 29, nº 6186

Manchete – PM apreende em Pernambuco mais de 4.000 armas

Santo André – Ambulantes da Praça 18 do Forte mudam para a Rua Delfim Moreira.

Movimento Sindical – Metalúrgicos param produção da Ford. Em todo o Grande ABC já são 13 mil trabalhadores parados.

- Greve da Previdência deixa 10 mil sem atendimento médico.

Automobilismo – Diário antecipa os segredos do Escort 1987.

Primeira Divisão – No Bruno Daniel: Santo André 1, América 0, gol de Ronaldo.

Óbito – Morre o escritor Orígenes Lessa.

Polícia – Carregamento de computadores chineses apreendido no bairro Serraria, em Diadema.

Em 16 de julho de...

1916 – Festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo é realizada em Santo André, com alvorada pela banda de música local, missa cantada, leilão de prendas, procissão, fogos de artifício.

Um trem especial partiria de Santo André às 22h30, com paradas nas várias estações e chegada à Luz às 23h – uma forma de garantir transporte aos que viessem de outras partes para participar da festa do Carmo em Santo André.

NOTA – As festas foram realizadas junto à Matriz nos altos de Santo André – a atual igreja cor-de-rosa –, uma vez que a Igreja do Carmo seria construída apenas anos depois.

Hoje

- Dia do Comerciante (cf. Lei Federal de 1953)

- Dia do Futebol

Santos do Dia

- Nossa Senhora do Carmo. Sua devoção está ligada ao Monte Castelo, local onde o profeta Elias tinha muitas de suas visões. No século 12, eremitas franceses, dirigidos por São Bertoldo, fundaram a Ordem de Nossa Senhora do Carmo ou Ordem dos Carmelitas.

Em Santo André, a Catedral do Carmo é a sede da Diocese do Grande ABC.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Maria Madalena Postel

- Vitalino

- Hilarino

Município Paulista

- Jaboticabal. Elevado a município em 1867, quando se separa de Araraquara.

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversários neste dia 16 de junho: Arcos (MG), Bocaina do Sul (SC), Bom Jesus (RS), Brejolândia (BA), Brotas de Macaúbas (BA), Cafarnaum (BA), Caiçara do Norte (RN), Canarana (BA), Imperatriz (MA), Ipiranga de Goiás (GO), Irajuba (BA), Itaju do Colônia (BA), Juarez Távora (PB), Lajedão (BA), Maiquinique (BA), Manacapuru (AM), Mariana (MG), Miranda (MS), Morpará (BA), Morrinhos (GO), Ouro Branco (RN), Rialma (GO), São Miguel do Gostoso (RN), São Pedro do Iguaçu (PR) e Tenente Laurentino Cruz (RN). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;