Setecidades Titulo
Missa lembrou Vila Euclides
Do Diário do Grande ABC
22/01/2002 | 01:08
Compartilhar notícia


  Um dos momentos mais emocionantes da missa de corpo presente celebrada nesta segunda na Câmara de Santo André foi durante o pai-nosso. Dom Cláudio Hummes, bispo da Arquidiocese de São Paulo, fez uma referência às históricas mobilizações de trabalhadores realizadas no Grande ABC durante as greves de metalúrgicos no fim dos anos 70.

“Me lembro quando eu estava na Vila Euclides (São Bernardo) no final dos anos 70 e uma mulher, uma metalúrgica, me pediu para que rezasse o padre nosso, e todas as pessoas rezaram com os braços levantados.” Então, todas as pessoas que participavam da missa no Paço Municipal de Santo André repetiram o mesmo gesto de 30 anos.

Em meio à indignação causada pela violência da morte do prefeito Celso Daniel, as pessoas que estavam no pátio do Paço porque não conseguiram entrar no saguão da Câmara, choravam e gritavam por ‘justiça’. A missa foi celebrada por dom Cláudio e pelo bispo de Santo André, dom Décio Pereira, no saguão em que permaneceu a urna com o corpo do prefeito. Pelos auto-falantes colocados no pátio, as pessoas puderam acompanhar a celebração.

Depois da missa, foi realizado um ato público no pátio. Lideranças do PT usaram um palanque colocado próximo ao prédio da Prefeitura para homenagear a memória de Celso Daniel. O discurso feito por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente de honra do PT, foi o que mais emocionou as pessoas presentes ao velório do prefeito.

Lula exaltou a importância de Celso Daniel dentro do partido. Celso era o coordenador do programa de campanha de Lula à Presidência da República para as eleições deste ano. “Ninguém vai sair daqui de cabeça baixa”, disse. Antes de Lula, também discursou no ato público João Avamileno, prefeito que será empossado hoje na Câmara, e o deputado federal professor Luizinho (PT), de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;