Internacional Titulo
Soldados norte-americanos atacam acampamento de Al-Qaeda
Por Das Agências
07/01/2002 | 12:29
Compartilhar notícia


Soldados norte-americanos atacaram nesta segunda-feira um acampamento no Leste do Afeganistão que pode pertencer à rede islamita Al-Qaeda, cujo chefe, Osama Bin Laden, e seu aliado talibã, o mulá Mohamad Omar, continuam com paradeiro desconhecido, três meses depois do início da ofensiva militar aliada.

Os ataques continuaram em alguns setores de Zhawar e perto de Jost, na província de Paktia, onde os Estados Unidos suspeitam da existência de um campo de treinamento de Al-Qaeda.

Tropas norte-americanas aterrissaram durante a noite passada nesta província, perto do suposto campo de treinamento de Al-Qaeda, que foi intensamente bombardeado nos últimos dias, segundo a agência Afghan Islamic Press (AIP). De acordo com a agência privada estabelecida no Paquistão, um número indeterminado de soldados norte-americanos foi enviado em pelo menos quatro helicópteros à cidade de Zhawar, alvo de intensos bombardeios norte-americanos nos últimos dias.

Citando informações procedentes da cidade paquistanesa de Miran Sha, a AIP indicou que estas tropas norte-americanas, apoiadas pelos anciãos das tribos da zona, vasculham o setor para erradicar toda presença de partidários talibãs ou de Al-Qaeda.

"A operação de limpeza significa que os norte-americanos continuam pensando que combatentes do ex-comandante talibã Jalaludin Haqqani se escondem na região e ameaçam suas tropas", acrescenta AIP.

Por sua parte, o mulá Omar, chefe supremo dos talibãs, continua fugindo com sucesso de seus perseguidores afegãos e norte-americanos no Sul do Afeganistão, embora as autoridades de Cabul afirmem que sua captura "vivo ou morto" é inevitável.

O presidente do governo interino afegão, Hamid Karzai, prometeu novamente na véspera entregar líderes talibãs e da rede Al-Qaeda se forem capturados em seu país.

As forças norte-americanas já têm em seu poder mais de 300 talibãs ou membros de Al-Qaeda em diferentes lugares do Afeganistão, assim como em navios que se encontram no mar de Omán, informou a porta-voz do Pentágono, Victoria Clarke.

Desde a queda do regime talibã e da debandada geral dos membros de Al-Qaeda, expulsos de seu refúgio de Tora Bora (Leste), os Estados Unidos perderam totalmente o rastro de Bin Laden e nem sequer sabem se está vivo ou morto.

O exército dos Estados Unidos distribuiu milhares de panfletos com uma foto de Bin Laden sem barba e vestido no estilo ocidental, apelando aos adeptos do líder de Al-Qaeda que "não morram tentando protegê-lo".

Seu aliado, protetor e sogro, Oi Mulá Omar, que estaria cercado em um povoado de montanha na província de Helmand (Sul), escapou de novo no final da semana passada em uma fuga rocambolesca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;