Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC fica sem virada
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
29/01/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


A região está de fora da rota da Virada Cultural Paulista deste ano, a ser realizada em maio. São Bernardo, que integrou duas das três maratonas artísticas já realizadas, teria desistido de participar em 2010, informou ontem a SEC (Secretaria de Estado da Cultura) por meio da assessoria de comunicação.

A prefeitura, por sua vez, se eximiu da responsabilidade e negou ter sido convidada pelo Governo do Estado. "A Secretaria de Cultura de São Bernardo não recebeu o convite, embora nas edições de 2008 e 2009 tenha recebido o maior público dentre todas as sedes que participaram da Virada", diz a nota enviada ao Diário.

Em 2008, quando passou a integrar a rota, São Bernardo reuniu aproximadamente 113 mil pessoas. No ano passado, esse número foi um pouco menor, cerca de 106 mil.
Mesmo assim, a participação do Grande ABC superou em 20 mil pessoas a de Sorocaba, segunda colocada em quantidade de público.

Nesses dois anos, além de programação de artistas locais, o Grande ABC recebeu gente como Forgotten Boys, CPM 22, MV Bill, Nasi, Sandra de Sá, Vanguart e Lenine.

"É muito ruim que a cidade não esteja na Virada deste ano porque já não há espaço além dos teatros", lamenta o saxofonista Flávio Bala, que se apresentou no ano passado em São Bernardo. "O show foi muito bacana por ter um público bastante variado. Antes de mim, se apresentou um grupo de samba", diz ele, que se dedica principalmente ao jazz.

SEM GRINGOS
Com a ausência do ponto, o público da região perde a oportunidade de conferir uma das atrações internacionais de peso anunciadas para este ano, algo inédito para a atração. A cantora norte-americana Cat Power se apresentará em Jundiaí e São José dos Campos, enquanto o grunge do Mudhoney fará shows em Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

Sorte também terão as populações de Piracicaba e São João da Boa Vista, que abrigam a primeira incursão do compositor Yann Tiersen pelo País. O francês é conhecido pela delicada trilha sonora do longa-metragem O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O conterrâneo Manu Chao, que esteve no Brasil no ano passado, passará agora pelas cidades de Araraquara e Santos.

Entre os artistas nacionais, já estão confirmados Arnaldo Antunes, Bebel Gilberto, Jorge Aragão, Lobão, Móveis Coloniais de Acaju, Paralamas do Sucesso, Pitty, Sepultura, Titãs e Zeca Baleiro.

MARATONA AMPLIADA
O número de cidades participantes deste ano pulou de 20 para 29. Além dos municípios já citados, a maratona artística passa por Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, São Carlos, Sorocaba e Baixada Santista (Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente).

Além das atrações musicais, que são o grande chamariz do evento, os palcos também serão movimentados nesta edição. O forte é a febre de comédia que assola o Brasil. Entre stand-up comedies e espetáculos com personagens cheios de histrionismo, estão confirmados o Clube do Improviso, a Terça Insana e Os Barbixas, todos extremamente populares no YouTube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;