Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Brandão dá aula de jornalismo no Consórcio
Raphael Rocha
10/08/2019 | 06:58
Compartilhar notícia


Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Edgard Brandão (PSDB) mostrou contrariedade à cobertura da imprensa sobre atividades promovidas pela entidade. Publicamente, durante ato de formalização do GT (Grupo Técnico) Universidades, buscou pautar como os jornais deveriam reproduzir a atividade. Mostrando contrariedade com questões feitas à UFABC (Universidade Federal do ABC) sobre o corte de recursos promovido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Brandão empunhou o microfone e disse as seguintes palavras: “Se eu pegar o Diário amanhã (hoje) e ver manchete da Federal (UFABC) será complicado. Por favor. Podem fazer (reportagem sobre a UFABC), não misturem a matéria. Estão fazendo isso. Consórcio sempre permite isso. Traz as pautas e elas viram para outro lado”, disse, em tom sério, para perplexidade dos presentes. Brandão afirmou que falava em nome do presidente da entidade, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). “Falo em nome do presidente, que fica aborrecido. Damos liberdade para vocês (jornalistas). Tenho amizade grande, vocês têm liberdade total, até pergunta que não é para responder eu respondo. Mas gostaria que vocês não fizessem isso. Até porque o trabalho, que foi grandioso, fica restrito à política do governo federal.” 

Aproximação

 Ontem, esta coluna mostrou que o deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, está próximo do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que uma transferência para o DEM está na pauta. Nesta semana, aliás, Alex se reuniu com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), justamente para tratar sobre a possibilidade de mudança partidária. Pediu levantamento jurídico sobre a troca de sigla sem impedimentos legais, como perda da cadeira. Ou seja, o encontro mostra que está longe de ser só especulação a aproximação de Alex com o DEM.

Vacinação antirrábica

 O vereador Pery Cartola (PSDB), de São Bernardo, pretende viajar para Brasília para tratar sobre a redução da campanha de vacinação antirrábica no Grande ABC – o Diário mostrou os cortes nesta semana. A ideia dele é ter agenda com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por meio do mandato do deputado federal Guilherme Mussi (PP). Também quer tratar do assunto com José Henrique Germann, secretário de Saúde do Estado, em agenda que deve ser marcada pela líder do PSDB na Assembleia, a deputada estadual Carla Morando (PSDB).

 Encontro

 Chamou atenção de militantes do PSDB a visita feita pelo ex-coordenador regional do partido no Grande ABC e presidente do diretório de Mauá, Márcio Canuto, ao empresário Wagner Grillo (MDB), de Santo André, às vésperas da eleição da nova composição da coordenação regional. Grillo assumiu recentemente o MDB andreense e fala em ser candidato a prefeito. Em Santo André, o PSDB tem o prefeito: Paulo Serra, eleito em 2016 e que, em 2020, tentará a reeleição.

Destituição

 Ex-prefeiturável de Diadema e ex-vereador da cidade, Vaguinho do Conselho foi destituído da presidência do PRB local. Não foi informado o motivo pela cúpula estadual. Essa possibilidade já havia sido comentada nos bastidores políticos do município, até porque Vaguinho ainda luta para reverter punição eleitoral que cassou seus direitos políticos.

Parceria

 O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou protocolo de intenções junto ao Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana) para adoção de inovação e melhores práticas no setor público. A parceria envolve troca de experiências e de conhecimento técnico-científico. Serão 12 meses de validade, sem custos ao município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.