Economia Titulo
UE suspende negociaçoes com antigas colônias
Por Do Diário do Grande ABC
09/12/1999 | 13:48
Compartilhar notícia


As negociaçoes entre a Uniao Européia e suas antigas colônias foram suspensas esta manha sem que se chegasse a qualquer resultado concreto. Mas as duas partes combinaram dar continuidade, no próximo mês, às discussoes sobre o prolongamento de um amplo pacto de ajuda e comércio.

Ao final de dois dias de negociaçoes, os 15 países da UE e 71 naçoes africanas, caribenhas e do litoral do Pacífico resolveram, em princípio, certos assuntos. Entretanto, as conversaçoes continuam estancadas porque os países em desenvolvimento recusaram a exigência européia para que se comprometessem com a 'governabilidade`` para receber a ajuda determinada pela Convençao de Lome.

A UE também exige uma maior luta contra a fraude. A Europa quer pôr fim à corrupçao, a malversaçao financeira e ao que considera uma cultura de dependência contrária aos interesses econômicos de suas antigas colônias.

O primeiro pacto comercial entre a UE e o grupo de países ACP foi assinado em Lome, Togo, no ano de 1995. Por esse acordo, os europeus canalizaram bilhoes de dólares em ajuda para a agricultura, ecologia, pesca, indústria, mineraçao, serviços, matérias-primas, comércio e outros setores. A convençao atual expira em fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;