Política Titulo Marketing
Prefeitos buscam mudar imagem nas redes sociais

No Grande ABC, políticos apostam no tom descontraído em busca de aproximação com o eleitor

Daniel Tossato
do dgabc.com.br
03/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


De olho nas eleições de 2020, prefeitos do Grande ABC mudam comportamento e tentam humanizar imagem nas redes sociais para se aproximar do eleitor, na esteira do fenômeno visto no pleito de 2018, quando a internet foi decisiva na disputa eleitoral.

Prefeito mais velho da região e considerado como um dos mais sérios, José Auricchio Júnior (PSDB), 56 anos, de São Caetano, tem explorado lado mais leve e utilizado fotos com seus familiares, em atividades esportivas e até com os cães de estimação da família. Há fotos de Auricchio andando de bicicleta, acariciando os dois pets e relembrando momentos com a mulher, Denise, e os filhos, Isabella e Thiago.

Auricchio emergiu para a política quando era diretor de Saúde no governo de Luiz Olinto Tortorello (PTB, morto em 2004). A imagem trazida com o perfil técnico o acompanhou nas três vitórias eleitorais que obteve – 2004, 2008 e 2016. Para 2020, quando ele poderá buscar a reeleição, a estratégia será diferente.

Outro prefeito que explora perfil mais leve nas redes sociais é Paulo Serra (PSDB), 45, de Santo André. No Facebook, sua página traz centenas de imagens de sua mulher, Ana Carolina Barreto Serra, e com sua filha, Maria Carolina, em momentos descontraídos. Em uma delas, Paulo Serra relembra que se vestiu de Papai Noel em Natal de 2011, ainda antes de ser gestor do Paço andreense. Recentemente, o tucano apareceu com Ana Carolina rumo a um casamento e na legenda da foto o prefeito usou o termo “Vale Night”, gíria da internet que indica liberdade para aproveitar momento a sós – neste caso, o casal deixou a filha sob cuidados de familiares.

No mesmo caminho está Orlando Morando (PSDB), 44, de São Bernardo. Além das fotos com a família – com a mulher, Carla, e os filhos, Orlandinho e Antonella, o tucano postou momentos em que ele tenta andar de skate, após realizar visita ao Parque da Juventude. Morando também participou da brincadeira “desafio dos dez anos”, no qual o participante divulga foto de dez anos atrás e uma atual para ver o que mudou.

Para o professor de comunicação política da Universidade Presbiteriana Mackenzie Roberto Gondo, o que os políticos estão fazendo é construção de identidade junto ao eleitor. É estratégia de assessores para que a imagem do político seja mais humana, com a qual os eleitores podem se identificar.

“Não chega a ser uma estratégia ardilosa. Nunca é demais explorar e ampliar o lado positivo de alguém. (O ex-presidente dos Estados Unidos ) Barack Obama explorou muito esse lado”, explicou. Segundo Gondo, o Grande ABC tem particularidade, já que todos os chefes de Executivo são novos, na faixa dos 40 e 50 anos.

“Há uma linha clara explorada por esses políticos: os conceitos conservadores e de família, que têm muito impacto em eleitores que se identificam com essas questões. Todos tentam passar uma imagem boa”, declarou.

O professor atestou que a utilização de momentos descontraídos nas redes sociais tende a ser ampliada. Entretanto, revelou haver dúvidas se a tática reverte voto. “Quem segue algum político nas redes faz por ter algum tipo de afinidade. Dificilmente alguém que não segue vai começar a segui-lo por causa de seu conteúdo”, avaliou Gondo.

Para o especialista, político tem que se reinventar sempre. Esse, segundo ele, é um elemento que realmente traz resultado nas urnas. “Vemos até políticos da velha guarda repaginando seus conteúdos. Aqueles que não fazem isso poderão ser ultrapassados por novos políticos, que trazem novas linguagens”, declarou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;