Setecidades Titulo
Aluna de Santo André ganha prêmio nacional de redação
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
30/10/2005 | 08:40
Compartilhar notícia


A aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Singular, de Santo André, Ana Paula Freitas, 17 anos, venceu o 10º Concurso Nacional de Redação Mundo, História & Cultura, promovido pelo Boletim Mundo – Geografia e Política Internacional, da Editora Pangea. A empresa edita e comercializa material didático. É a primeira vez, desde o lançamento do concurso, que um estudante do Grande ABC tira o primeiro lugar na disputa, da qual participaram alunos de 68 escolas brasileiras. Na edição deste ano, o tema da redação foi a Visão do Brasileiro sobre o Brasil.

De acordo com a professora de Geografia do Singular Rosemari Rodrigues, o concurso era restrito à participação de alunos das terceiras séries. Do Singular, 250 alunos se inscreveram. “Os trabalhos foram analisados e selecionamos as cinco melhores redações. Para nossa felicidade, tiramos o primeiro lugar. É a concretização de um trabalho interdisciplinar”, comemorou Rosemari, que orientou os alunos com a parceria do professor de Redação, Daniel Fonseca.

A vencedora confessa que não tinha a intenção de se inscrever no concurso e revela a razão pela qual o fez. “Sempre gostei da leitura. Leio desde os 5 anos, mas sou um pouco preguiçosa. Gosto bastante de sociologia. Porém, não é meu estilo preferido. Pensei se iria ou não me inscrever. Quando soube que valia como trabalho escolar, fiz a redação”, conta Ana Paula.

Prêmio – O texto vencedor fará parte de um livro a ser publicado pela editora. O vencedor do concurso tem duas opões de prêmio – um aparelho de som ou R$ 800 em dinheiro. “Vou pegar o dinheiro e comprar uma televisão nova”, revelou a estudante. Como as obras são coletivas – os professores são considerados co-autores – os docentes receberão livros.

A banca examinadora dos trabalhos selecionados era formada por Flora Christina Bender Garcia, professora do Ensino Médio e Superior e doutora em Letras da USP (Universidade de São Paulo), e Jorge de Almeida, editor de História e Cultura do Boletim Mundo - Geografia e Política Internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;