Memória Titulo
Fiorente Elena, histórias de um padre diferenciado

A foto do padre Fiorente Elena montado na sua moto inglesa e publicada em Memória sexta-feira passada, tem repercutido. Um leitor escreveu...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A foto do padre Fiorente Elena montado na sua moto inglesa e publicada em Memória sexta-feira passada, tem repercutido. Um leitor escreveu: "Era exatamente esta imagem que eu guardava do padre e sua moto. Lembro muito bem dele. Estive com o padre várias vezes (e quem, daquela época, não?) Mas esta traduz seu espírito, seu senso de humor, seu carisma".

Ou seja: padre Fiorente era um religioso diferente. Além de andar de moto, participava das festas, tomava vinho. Outro leitor chegou a dizer, provavelmente exagerando, que ele até dava tiro nos pombos perto da igreja. A verdade é que padre Fiorente caçava nas matas da Serra do Mar e um dos seus companheiros nessas incursões era Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

Uma leitora lembrou que padre Fiorente gostava de brincar com as crianças, fazendo dupla com o padre Toninho - rechonchudo e baixinho - hoje no Litoral.

Aproveitamos as mensagens para publicar outras fotos do padre Fiorente, estas inéditas, feitas por Reinaldo Martins aqui para o Diário em 1976. E também para corrigir uma informação: a data do seu falecimento, verdadeiramente ocorrida em 1991, como registramos na cronologia que se segue.

Linha do tempo

1911: 10 de maio - Fiorente Elena nasce na Itália.

1935: 29 de junho - Ordenado sacerdote pela Congregação dos Missionários de São Carlos.

1936: Chega ao Brasil. Durante um ano trabalha na Paróquia de Guaporé (RS). Ali ajuda na criação do primeiro seminário carlista no Brasil, para atender aos filhos dos imigrantes italianos.

1937: Chega ao Grande ABC. Presta serviços na Matriz de Vila Assunção e na igreja do Carmo, futura catedral, ambas em Santo André. Pelos anos seguintes dá impulso à construção de várias capelas, como as de Vila Alpina e Parque das Nações. Participa da organização da Associação União Católica Italiana, no Brás, na Capital, como seu primeiro capelão.

1947: Nomeado vigário na Paróquia da Boa Viagem, em São Bernardo. Cuida da construção da nova igreja, restaura a capela de Santa Filomena. Incentiva a construção das igrejas dos bairros Demarchi, Baeta Neves e Assunção.

1958: fevereiro - transferido para a Paróquia de Rudge Ramos. Consegue a construção da nova igreja do bairro, sua obra maior. Prepara a Paróquia de Vila Vivaldi. Idealiza o primeiro parque infantil (escola municipal) ao lado da Matriz de São João Batista, ainda em funcionamento no local.

1985: 30 de junho - Dom Cláudio Hummes, bispo diocesano, celebra em Rudge Ramos missa pelos 50 anos de sacerdócio do padre Fiorente. É a despedida do padre Fiorente do Brasil. Em 3 de julho, retorna à Itália.

1991: 20 de outubro - Falece o padre Fiorente.

NA INTERNET - Padre Fiorente Elena está no programa 10 da Memória do Diário OnLine e vai ganhar a Sala da Memória Padre Fiorente Elena, na Matriz de São João Batista, em Rudge Ramos, com livros, objetos e fotos suas. Acesse www.dgabc.com.br ; depois, clique vídeo e Grande ABC Memória.

ALMANAQUE

João Batista da Silva

Nascimento: Borda da Mata (MG), 26 de agosto de 1936.

Vereador: 1989 a 1992.

Partido: PT - PDT.

Falecimento: Santo André, 30 de novembro de 1993.

Destacou-se pelas ações voltadas às áreas de abastecimento, saúde e habitação. Trabalhou para a implantação de sacolões nos bairros periféricos. Presidiu o Comitê Brasileiro de Anistia de Santo André. Viveu desde a infância em Santo André. Era ferramenteiro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 26 de outubro de 1979

Especial - Pobreza impera na mais rica região do Brasil. O DIÁRIO inicia série de reportagens denominada Grande ABC, o desencanto da industrialização. É a continuidade da série Grande ABC, a metamorfose da industrialização, que rendeu o Prêmio Esso de 1976 ao jornal.

A nova série também é assinada por Edison Motta e Ademir Medici e mostra que os maus exemplos seguidos pelo Grande ABC continuam a ser copiados em outras áreas importantes brasileiras, como a Grande Belo Horizonte.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa inaugurou ontem a Avenida Pery Ronchetti, ao longo do Córrego Saracantan.

Educação - Escolas Municipais de São Bernardo ganham nomes de escritores. Casos da Guilherme de Almeida (Vila Euro), Graciliano Ramos (Riacho Grande), José de Anchieta (Vila Alves Dias), Fernando de Azevedo (Rudge Ramos), Tales de Andrade (Jardim Santo Inácio) e Ruy Barbosa (Vila Duzzi).

News Seller

Domingo, 5 de setembro de 1965 - Nº 383

Coluna Universitária

J. Lima (*)

Uma sugestão: a realização de um simpósio entre os diretórios acadêmicos do Grande ABC. Muita coisa precisa ser discutida e encaminhada, além de se promover uma confraternização geral entre os acadêmicos.

(*) José Bueno Lima inaugurou a Coluna Universitária no News Seller, antecessor do Diário, assinando J. Lima. Memória recupera, 44 anos depois, o trabalho por ele desenvolvido.

EM 26 DE AGOSTO DE...

1914 - Com o nome de Palestra Itália é fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo.

1929 - Comunidade alemã de São Caetano funda a Sociedade União Esportiva Teuto-Brasileira, atual União Cultural.

SANTOS DO DIA

Cesário, Irineu, Isabel Richier, Joana Isabel, Micaela do Santíssimo Sacramento e Zeferino.

CRÔNICA

Sol aceso, manhã iluminada. Início de jornada. Produzir é preciso, jamais parar. É preciso seguir em frente sem titubear. A vida sorri para quem quiser abraçá-la, para quem não se acomoda na preguiça e luta para seus ideais. (Texto: Guido Fidelis)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;