Cultura & Lazer Titulo
Aberta a temporada erudita no ABC
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
05/08/2000 | 16:21
Compartilhar notícia


A partir de terça-feira, o Grande ABC receberá alguns dos principais nomes da música erudita, em concertos gratuitos. Arnaldo Cohen, Elisa Fukuda, Nelson Freire, José Feghali e Jean-Louis Steuerman sao atraçoes confirmadas para a série Concertos Grande ABC, promovida pela Associaçao Pró-Música.

"Agosto será um mês muito rico para a regiao em termos de música", comemora o maestro Flavio Florence, que, além de comandar a sinfônica andreense, é o diretor artístico da Associaçao.

O banquete musical começa com o concerto da Camerata Fukuda, em um dos raros momentos em que é regida em público pelo seu diretor, Celso Antunes. O programa traz Bach na primeira parte e composiçoes brasileiras na segunda. A apresentaçao será na terça, às 21h, na Universidade Metodista, em Sao Bernardo.

"Esta será a primeira vez que dedicaremos uma parte toda do concerto a músicas de autores brasileiros", anuncia Antunes. Ele acrescenta que a escolha se deve ao fato de que, nas próximas semanas, a Camerata vai entrar em estúdio para gravar seu terceiro CD, só com músicas brasileiras.

Piano - Além da constelaçao de músicos, a série Concertos Grande ABC terá uma outra estrela: o piano Steinway & Sons, modelo Grand Concert D, adquirido pela Associaçao em 1998 por meio da campanha Um Piano Para o Grande ABC, promovida pelo Diário.

Considerado um dos melhores pianos do mundo, o instrumento está guardado no Teatro Municipal de Santo André com todo cuidado. "Nós o mantemos revestido com feltro, couro e guardado em uma caixa forte, de madeira, com desumidificador", assegura o presidente da Associaçao Pró-Música, Jacy de Souza Mendonça.

Segundo ele, o piano é afinado regularmente e será utilizado nas apresentaçoes da série. Para transportá-lo, será realizado um esquema especial. "Ele precisa ser desmontado e só pode ser levado em caminhoes especiais, que evitem a trepidaçao", completa Mendonça.

A série Concertos Grande ABC existe desde 1995, e todo ano traz atraçoes de peso à regiao. A chegada do piano, em 1998, ajudou a reforçar a qualidade do evento.

Ingressos - Todas as apresentaçoes sao gratuitas, mas os interessados terao de retirar antecipadamente os ingressos (um por pessoa). Nenhum convite será numerado, portanto a ocupaçao se fará conforme a ordem de chegada. Os interessados em assistir à Camerata Fukuda já podem retirar os ingressos na Universidade Metodista (r. do Sacramento, 230, Sao Bernardo. Tel.: 4366-5998). No mesmo local, podem ser retirados os convites para o recital de Antonio Del Claro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;