Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

O que fazer em Monte Verde: trilhas e gastronomia
Por Redação
Do Rota de Férias
14/11/2019 | 11:18
Compartilhar notícia


Quem gosta de boa gastronomia e clima serrano encontra muito o que fazer em Monte Verde. A cidade mineira oferece temperaturas amenas ao anoitecer e bons passeios em contato com a natureza. Conheça as principais atrações da região.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

LEIA MAIS: CONHEÇA AS PRINCIPAIS TRILHAS DE MONTE VERDE
MINAS GERAIS: SAIBA ONDE COMER EM MONTE VERDE

O que fazer em Monta Verde 

Uma boa opção na cidade é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Entretanto, o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.

O viajante pode começar o passeio com uma caminhada pela manhã, já que o ar puro das montanhas e a mata da região são um convite ao trekking. A cidade possui oito trilhas principais – vale a pena começar pela do Pinheiro Velho, que tem início na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude.

Nesta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo. É possível ver ainda o mais antigo pinheiro de Monte Verde, que tem mais de 500 anos.

Para chegar ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 2.030 metros de altitude, há uma trilha de aproximadamente uma hora. Outra opção bacana é a que leva ao topo da Serra da Mantiqueira, que fica exatamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade de Monte Verde, além de Campos do Jordão e outros municípios do Vale do Paraíba.

Quem gosta de uma caminhada mais longa e pesada pode fazer a trilha que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. O caminho dura aproximadamente cinco horas e meia e deve ser feito com um guia local, já que há trechos por dentro de propriedades particulares e muitas bifurcações.

Vale a pena destacar que é possível fazer algumas trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo – todos podem ser alugados na cidade. Montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo também são algumas das atrações da região.

Gastronomia

A gastronomia do distrito de Monte Verde é bastante variada. Além da típica comida mineira, como o leitão à pururuca, o local possui muitos endereços diferentes, como os de comida de origem européia, típica de sua colonização, e o Bar de Gelo.

O viajante pode comer desde um strudel até peixes. No restaurante Paulo das Trutas, por exemplo, é possível ver a criação dos animais e experimentar receitas de mais de 25 anos. Não deixe de provar também a carne de javali, os diversos tipos de queijo e os licores e doces caseiros.

Onde ficar

A Pousada Pedras e Sonhos é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma vista charmosa em seus chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico.

Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo. Já o restaurante Café com Arte serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.

25 destinos naturais mais lindos do Brasil

Não é preciso sair do país para encontrar paisagens repletas de belezas conservadas. Os destinos naturais mais lindos do Brasil contam com opções variadas, desde chapadas a praias espalhadas por diversos estados. Se você quer aproveitar as próximas férias em contato com a natureza, confira a lista que o Rota de Férias preparou com os 25 destinos naturais mais lindos do Brasil.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.