Setecidades Titulo Temperaturas elevadas
Verão chega hoje com promessa de retorno das chuvas

Tendo em vista últimos dois anos de seca, previsão é de volume de precipitação dentro da normalidade

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Começa hoje, as 8h44, a estação mais quente do ano. A chegada do verão, caracterizado pelos dias mais longos do que as noites, traz de volta, neste ano, uma das protagonistas do período, a chuva. Ao contrário dos dois últimos anos, quando a região Sudeste enfrentou a seca, o que inclusive resultou em uma das mais graves crises hídricas de São Paulo, a expectativa é a de que o volume de precipitações fique dentro da normalidade até 20 de março, quando o Hemisfério Sul dará boas-vindas à primavera.

O primeiro dia de verão tem previsão de ser típico para o período, com presença de calor – os termômetros devem variar entre 20°C e 29°C – e chuva isolada no fim do dia na região. “Diferentemente do que ocorre no Hemisfério Norte, não temos mudança brusca no clima entre uma estação e outra. A tendência é que haja alteração gradativa da temperatura ao longo dos meses”, explica o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Ernesto Alvin.

Conforme o especialista, as temperaturas devem ficar acima das médias para o período, que variam entre 17,7°C e 26,9°C em dezembro, 18,6°C e 27,8°C em janeiro, 18,9°C e 28,2°C em fevereiro e 18,2°C e 27,3°C em março.

Já em relação à chuva, são esperados pelo menos 208 milímetros neste mês, 261 milímetros em janeiro, 237 em fevereiro e 188 milímetros em março, tendo em vista o efeito do fenômeno climático La Niña na estação. “Como tivemos período longo de seca, podemos ficar com a impressão de que vai chover mais neste verão, mas a previsão é a de que o volume de precipitação fique dentro da normalidade”, destaca Alvin.

As tradicionais chegadas de massas de ar polar vindas do oceano também podem se fazer presente nos próximos três meses, segundo o meteorologista. “Como se trata de época mais quente, teremos frentes frias com menor intensidade, porque a temperatura dos polos não vai estar tão baixa”, ressalta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;