Setecidades Titulo Mauá
Bebê sofre queimadura após curativo malfeito
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
14/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Uma bebê de apenas 16 dias sofreu queimaduras de primeiro grau após ser medicada por uma auxiliar de enfermagem na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Magini, em Mauá. O caso, que ocorreu na semana passada, foi parar na delegacia e provocou afastamento da funcionária.

A mãe da criança, Agata Raynara Cajazeiras, 18 anos, levou a filha ao posto de Saúde do bairro onde mora para curar um ferimento próximo ao umbigo. A orientação dada era para que, durante sete dias, fosse aplicado nitrato de prata em bastão na barriga da menina.

No segundo dia, diz a família, a auxiliar, identificada como Marcia Norberto da Silva, não enfaixou o abdômen da bebê após a aplicação do remédio, que escorreu para as pernas e virilha. Em 20 minutos começaram os sintomas. "Ela só chorava. Achamos que era fome ou que precisava trocar a fralda. Quando abrimos, parecia queimadura de moto. Estava preto", relata a avó da criança, Sandra Maria dos Santos, 35.

Às pressas, mãe e filha retornaram com a criança ao posto. Lá receberam a orientação para medicar o bebê com pomada contra assaduras. Porém, horas depois, a situação piorou. "Já estava em carne viva", lembra a mãe.

A criança foi levada ao Hospital Nardini, onde foi medicada, ficou internada até sábado e foi liberada. As manchas da queimadura já foram suavizadas e o quadro dela é estável. Agora, parentes pedem punição à funcionária e ajuda para dar sequência ao tratamento. "Temos que ir a pé duas vezes por dia ao posto para fazer curativo. Foram eles que erraram e precisam dar assistência em casa", critica a avó. A família já acionou advogado para entrar com ação judicial contra a Prefeitura.

PROVIDÊNCIAS - Procurada, a administração municipal informa que abriu sindicância para apurar o caso, além de ter afastado a auxiliar de enfermagem até a conclusão da investigação. Ninguém na UBS da Vila Magini quis comentar o assunto. O boletim de ocorrência no 1º DP (Centro) da cidade foi registrado como lesão corporal culposa, quando não há intenção de provocar o ferimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;