Setecidades Titulo Educação
UFABC adianta
entrega de salas
para os calouros

Segunda-feira, o campus S.Bernardo recebe os 835 estudantes aprovados no início do ano

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Para receber os 835 calouros que ingressaram por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no começo do ano, o campus São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC) entregou parte do bloco Alfa 2. Vinte e quatro salas de aula do prédio, que contará ainda com laboratórios, já estarão disponíveis a partir de segunda-feira. O início das aulas foi adiado por conta da greve que durou cerca de 100 dias em 2011 e provocou mudanças no cronograma.

A entrega de parte do edifício, previsto para ser inaugurado em dezembro, foi antecipada devido à preocupação demonstrada pelo reitor Hélio Waldman. Em janeiro, o reitor afirmou que o bloco ainda não estava pronto, mas que haveria necessidade de mais espaço para recepcionar os calouros.

“Apresentamos alternativa para que a pró-reitoria de graduação possa utilizar as salas, caso defina ser necessária a alocação dos alunos”, explica o coordenador das obras do campus de São Bernardo da UFABC, Gilson Lameira de Lima. Segundo ele, outra novidade programada para o mês de agosto é a inauguração da cozinha do campus, no bloco Gama, junto ao refeitório. Com isso, as refeições poderão ser preparadas na unidade e não mais em Santo André.

O campus São Bernardo, no Jardim do Mar, foi inaugurado em maio de 2012 e conta com os blocos Alfa – com sala de professores, secretaria, laboratórios de informática e salas de aula – Beta (auditórios) e Gama (refeitórios). A unidade passou a ter 2.335 estudantes a partir deste segundo semestre.

Para agosto, está prevista a entrega de 160 salas de professores no bloco Delta – o prédio conta ainda com laboratórios de informática, biologia e políticas públicas, que devem ser usados a partir do fim do ano. No prédio Ômega, serão instalados laboratórios de Engenharia Espacial, Gestão e Bioengenharia, sendo quatro deles em agosto e os nove faltantes em outubro.

Em dezembro, o cronograma prevê inauguração do bloco Zeta (conjunto de laboratórios), além de herbário (biblioteca de plantas) e biotério (onde são criados e mantidos animais para pesquisa). A conclusão do prédio Épsilon, que inclui portaria na entrada principal, também deve ocorrer até o fim do ano.

O campus terá ainda, a partir de 2015, hangar com laboratórios, centro de convivência para a comunidade e o edifício Lambda, com salas de aula e laboratório.

ENTRADA

O projeto arquitetônico da unidade prevê ainda adequação da entrada principal. Atualmente, a comunidade utiliza provisoriamente a Rua Arcturus. A conclusão do projeto depende de finalização de obra de extensão da Avenida São Paulo, executada pela Prefeitura de São Bernardo desde maio e tem previsão de ser concluída em setembro.

O acesso facilitará a vida dos estudantes, principalmente aqueles que utilizam os ônibus da instituição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;