Esportes Titulo Mundial
Caos aéreo faz Fifa dividir Brasil em quatro partes

O ritual não passou de formalidade, enquanto o
assunto do dia foi a afirmação do secretário-geral da Fifa

Anderson Fattori
Com Agências
09/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A apresentação do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014 tinha tudo para ser protagonista da festa armada pela Fifa, ontem, no Centro de Convenções de Sandton, em Joanesburgo. Mas não foi. O ritual não passou de formalidade, enquanto o assunto do dia foi a afirmação do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobre a intenção de dividir o Brasil em quatro partes para o Mundial. O objetivo é evitar problemas de tráfego aéreo, assumindo premeditadamente a dificuldade do País em resolver os problemas relacionados à infraestrutura de transportes.

A distância entre as sedes, somada às péssimas condições das estradas e à inexistência de malha ferroviária que interligue os Estados, fez a entidade tomar a decisão. Os problemas vividos na África do Sul, onde torcedores com ingressos não conseguiram chegar ao destino por conta de atrasos nos voos - também influenciaram.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, não se surpreendeu com a informação e preferiu não prolongar o assunto. "Existe a ideia de dividir o Brasil em quatro regiões para evitarmos que haja grandes transportes de torcedores de um lado para outro pelas distâncias que nós temos. Mas isso não está definido", garantiu.

Na festa de apresentação do emblema, o assunto ficou em segundo plano. Os integrantes do Comitê Organizador Brasil 2014 não queriam desperdiçar a primeira oportunidade oficial de mostrar ao mundo as partes mais valiosas do País, exclamando frases de efeito e comemorando o retorno da Copa ao Brasil depois de 64 anos. "Que o mundo se prepare para ser mais brasileiro a partir de 2014. Será inesquecível e todos estão convidados", declarou Ricardo Teixeira, que também é presidente do Comitê Organizador e integrante da Comissão Executiva da Fifa. "O Brasil é um País que chama a atenção do planeta. Somos capazes de lidar com as diferenças e apresentamos resultados econômicos, políticos e sociais. O brasileiro está feliz em abrir suas portas para o mundo", completou.

"A Copa do Mundo vai desempenhar importante papel social e econômico para o Brasil. Chegou a hora de vivermos outro idioma, chegou a hora de falarmos português, brasileiro", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Lula falou muito mais do que os cinco minutos que estavam previstos e revelou seu desejo a partir do próximo ano. "Não serei mais presidente a partir de 1º de janeiro de 2011, mas continuarei brasileiro, amante do futebol e podem contar comigo. Quero que a gente faça a melhor Copa e tenho certeza que o Brasil será capaz disso", declarou.

Em relação ao emblema não houve novidades. O desenho já era conhecido com três mãos entrelaçadas nas cores verde e amarela, formando a imagem da Taça Fifa. O evento foi apresentado pelo atores brasileiros Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima e contou com shows e apresentações do grupo Bossa Cuca Nova, Barbatuques, além da cantora Vanessa da Matta.

Lula assume compromisso ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu importante compromisso ontem, em Joanesburgo, durante a apresentação oficial do emblema da Copa 2014. Próximo de deixar a Presidência, o político prometeu que o País irá se empenhar para realizar a Copa verde, obedecendo todas as diretrizes para construir sem prejudicar o meioambiente.

"Faremos uma Copa verde como as nossas florestas. A sustentabilidade ambiental será uma das marcas do Mundial no Brasil. Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso. Podem cobrar", comprometeu-se, dizendo que irá acompanhar de perto todos os processos, mesmo quando não estiver na Presidência.

Outro ponto importante comentado por Lula é a transparência dos gastos públicos para o Mundial, uma das maiores preocupações dos brasileiros. "O evento terá máxima transparência. Todos os gastos públicos serão divulgados na internet para quem quiser consultar", garantiu o mandatário. "Os brasileiros gostam e são movidos a desafios. Faremos uma Copa tão bonita quanto a da África (do Sul). Em 2014, teremos economia ainda mais relevante no cenário internacional. Aprovamos plano integrado que envolve o governo federal e as 12 cidades-sede", ressaltou.

Como faz habitualmente, Lula falou sobre uma de suas paixões, o futebol, e lamentou a eliminação brasileira no Mundial. "Em 2006, se você olhar a quantidade de craques que o Brasil tinha, devíamos ser campeões. Neste ano, não tinha nenhuma seleção melhor que a nossa, mas levamos dois gols de cabeça e estamos fora", comentou.

Sobre quem será o novo técnico do Brasil, Lula preferiu não opinar. "Não estou preparado para ser técnico, mas para dar palpite eu posso. Mas não quero indicar ninguém", concluiu.

Eliminatória é antecipada e País já tem sede para 2014

Cumprida a formalidade de apresentação do emblema, agora o Brasil já começa a trabalhar com datas para a realização da Copa do Mundo. O próximo grande compromisso oficial será no fim de julho de 2011, quando será feito o sorteio dos grupos das eliminatórias para o Mundial.

"Há a necessidade de adiantar as eliminatórias em outros continentes. A Ásia é o maior problema, por isso tivemos de antecipar o sorteio que está previsto para 31 de julho, no Brasil", informou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

O dirigente também adiantou onde ficará sediada a Seleção Brasileira em 2014. "Nós devemos nos concentrar no Rio de Janeiro porque construiremos um centro de treinamento na cidade. Há enorme demanda sobre a seleção anfitriã e acreditamos que o Rio tenha capacidade de comportar essa estrutura", garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;