Esportes Titulo Eliminatórias
Dunga testa jogadores reservas em jogo contra a Bolívia

O técnico da Seleção colocou Josué, Daniel Alves, Diego Souza e Adriano para superar altitude de La Paz

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/10/2009 | 07:45
Compartilhar notícia


De um lado o já classificado Brasil, testando jogadores para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Do outro a já eliminada Bolívia, jogando pelo prestígio de enfrentar a Seleção Brasileira e sonhando com a vitória. Isso é um pouco da história do confronto de hoje às 17h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz - 3.600 m acima do nível do mar -, pela penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas.

Com a seleção assegurada antecipadamente ao Mundial, o técnico Dunga deve fazer diversas alterações na equipe, poupando parte do grupo para o jogo de quarta-feira, contra a Venezuela, em Campo Grande.

"Nós temos 22 titulares neste grupo. Não há titulares ou reservas", despistou, à princípio, o treinador, que depois fez uma ressalva. "Vamos mexer em dois ou três, sem alterar as características do time", emendou, praticamente confirmando o time que treinou durante toda a semana na Granja Comary.

O volante Gilberto Silva, o meia Kaká, o goleiro Helton, além do atacante Luís Fabiano, ficaram no Brasil e seguirão diretamente para Campo Grande. Em seus lugares Dunga deve utilizar Josué na meia defensiva, Daniel Alves e Diego Souza mais avançados e Adriano no ataque. Outras mudanças ocorreram no sistema defensivo. Com as lesões de Lúcio e Juan, que acabaram cortados, a dupla de zaga será formada por Luisão e Miranda.

A altitude de La Paz também foi determinante na escolha do time. "Procuramos montar a equipe pensando nos jogadores que têm maior resistência", destacou Dunga.

Histórico - O Grande ABC terá participação especial no confronto de hoje. Pela primeira vez na história do Santo André um de seus jogadores enfrenta a Seleção Brasileira: o meia Pablo Escobar, da Bolívia. "Atuar contra o Brasil é o sonho de qualquer jogador, porque é a melhor seleção do mundo. A motivação é a melhor possível", destacou atleta que, por outro lado, sabe das dificuldades do duelo. "Deus queira que a Bolívia vença", concluiu. (com Agências)

Diego Souza espera carimbar passaporte

"Sou exemplo de jogador que foi para uma Copa em apenas seis meses." A frase é do meia Kaká, relembrando o que ocorreu com ele às vésperas do Mundial de 2002. Agora, quem sonha com o mesmo destino é Diego Souza.

O palmeirense será titular da seleção pela primeira vez e quer provar a Dunga que tem condições de fazer parte do grupo que vai à África do Sul. "Preciso mostrar ao treinador que tenho condições de estar na seleção", afirmou o meia.

Diego Souza , além de provar em campo, está se esforçando para mostrar à comissão técnica que não é mais aquele jogador indisciplinado, que adora arrumar confusão. "A seleção me ajudou nisso", reconheceu. "Procuro trabalhar muito nos treinos quando estou aqui, mas o mais importante é me manter focado no Palmeiras para ganhar o título (Brasileiro), que vai ajudar muito na hora de estar na seleção." (da AE)

Jogo vale, principalmente, para os atletas que atuam no Brasil

A partida de hoje vale muito para alguns jogadores. É boa oportunidade - talvez a única - para mostrar a Dunga condição de estar no grupo que vai ao Mundial.

O treinador, por exemplo, já avisou que os atletas que atuam no Brasil dificilmente serão chamados para o amistoso contra a Inglaterra, no dia 14 de novembro, em Doha, no Catar. Entram na lista Diego Souza, Miranda, Adriano, Diego Tardelli...

"Esse é um dos poucos momentos em que podíamos dar oportunidade a esses jogadores, não haverá outro momento, será importante para eles", comentou Dunga. "Vamos ter um amistoso em novembro, quando vai ser a fase final do Brasileiro. Preferem tirar os jogadores do Brasil agora ou mais tarde? Chamamos esses atletas porque se destacaram. É um prêmio por estarem bem em seus clubes", concluiu. (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;