Cultura & Lazer Titulo Novidade
Duofel dedica álbum a Beatles
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
06/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O virtuosismo utilizado a serviço do bom gosto na interpretação de estandartes do rock mundial. Isso é o que oferece o CD "Duofel Plays The Beatles" (Fine Music, R$ 25, em média), da dupla de violonistas formada pelo paulistano Luiz Bueno e o alagoano Fernando Melo.

Composto por 11 faixas, o repertório coloca em primeiro plano canções lançadas pelos fab four a partir de 1965, quando chegou às lojas o disco Rubber Soul, que marcou o período de transição do grupo britânico entre o romantismo pueril e o experimentalismo.

Entre os clássicos da lavra de Lennon e McCartney produzidos nessa época, os instrumentistas resgataram "In My Life" e "Norwegian Wood" (primeira composição da história do rock com acompanhamento de cítara). Na releitura, o Duofel substituiu o instrumento indiano da gravação original por violão 12 cordas e outro de náilon com o curioso efeito frouxolão (a sexta corda frouxa, o que produz timbre muito grave).

Bueno e Melo também lustraram pérolas de Revolver (1966), casos da balada "Here, There and Everywhere", G"ot To Get You Into My Life" e "Eleanor Rigby". Nesta última, Melo tocou violão de cordas de aço com arco de rabeca, o que tornou o arranjo psicodélico e ainda mais sombrio.

Há outros destaques como "A Day in The Life", do disco "Sgt.Pepper's" (1967), e "Here Comes the Sun", clássico de George Harrison gravado em Abbey Road (1969), que ganhou simpático acento caipira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;