Cultura & Lazer Titulo Literatura
Lygia Fagundes Telles ganha homenagem em São Paulo
Por
28/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Maria Adelaide Amaral tinha encerrado a adaptação para o teatro do romance As Meninas quando foi convidada pelo editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, para escrever texto em homenagem justamente à escritora Lygia Fagundes Telles. "Não foi difícil, pois, naquele momento, minha afinação com o universo de Lygia era total", conta a dramaturga, que coletou trechos da obra da autora para o evento de hoje, às 20h, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000. Grátis).

Será a primeira homenagem à Lygia, cujos livros ganharam nova concepção, marcando sua chegada à nova editora - desde a semana passada, edições repaginadas de As Meninas, Antes do Baile Verde e Invenção e Memória estão nas livrarias, com capas ilustradas por pinturas de Beatriz Milhazes e posfácios especialmente escritos por Cristóvão Tezza, Antonio Dimas e Ana Maria Machado, respectivamente.

"Escolhi textos de A Disciplina do Amor, Invenção e Memória e Durante Aquele Estranho Chá", conta Maria Adelaide. "Busquei também alguns trechos do conto Nada de Novo no Front Ocidental, que está em Meus Contos Preferidos, e algumas frases de Verão no Aquário."

As palavras serão lidas pelos atores Eva Wilma, Regina Braga e Luciano Chirolli, sobre a direção de Sergio Ferrara. As duas atrizes vão representar Lygia Fagundes Telles em fases distintas da vida. Também darão voz à mãe da escritora, Maria do Rosário.

Chirolli vai lembrar o pai, Durval, e também de Alfredo Mesquita, fundador da Escola de Arte Dramática da USP da qual Lygia participou. A leitura será acompanhada por imagens da escritora no documentário Narrarte, dirigido por seu filho Goffredo.

"As palavras, situações e personagens de Lygia têm um sentido dramático que nem ela imagina", observa Maria Adelaide. "A qualidade dos seus diálogos é rara na literatura, o que qualifica sua obra para migrar pelo cinema, teatro e televisão." A leitura será seguida da apresentação de uma música especialmente composta por Arthur Nestrovski, que vai se apresentar ao lado de sua banda e da cantora Ná Ozzetti. Finalmente, Lygia fará um discurso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;