Política Titulo Mulheres na política
Brasil tem pouca participação feminina no Poder Legislativo
Por
06/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil tem um dos piores índices de participação de mulheres no Poder Legislativo em todo o mundo. Um levantamento da União Interparlamentar concluiu que apenas 9% dos eleitos são mulheres no País. O Brasil ocupa a 106ª posição entre 189 países avaliados, mas com uma das taxas mais baixas registradas.

Em média, as mulheres ocupam 18,3% das cadeiras nos parlamentos no mundo, o dobro da média brasileira. Desde 1995, o número de mulheres parlamentares aumentou em 60% no planeta. Em 2008, o número atingiu um recorde.

Em 32 países, mais de um terço dos eleitos são mulheres. A ONU (Organização das Nações Unidas) quer que pelo menos um em cada três deputados seja mulher. Em Ruanda, são mais de 50%, contra mais de 40% na Suécia e Cuba, os três primeiros colocados no ranking. Em Angola, 37% do Congresso é composto por mulheres.

O Brasil está ainda bastante distante da média latino-americana, onde 26% dos lugares nos Congressos são ocupados por mulheres. Os países nórdicos têm taxas mais altas que a América Latina. Quênia, Benin, Marrocos, Mali e Síria contam com mais mulheres nos parlamentos que o Brasil.

Mas em nove países, o Poder Legislativo não conta com mulheres, especialmente nos países árabes e nas ilhas do Pacífico.          




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;