Economia Titulo ABCex
Agência do Grande ABC lança programa de exportação
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC lançou ontem, em sua sede, em Santo André, o programa ABCex - Fomento ao Comércio Exterior do Grande ABC -, que, como o nome diz, tem como objetivo promover a cultura de exportação na região.

 No evento, que reuniu cerca de 80 participantes, entre executivos e especialistas, a agência debateu o tema das vendas a outros países e apresentou as metas do programa.

 Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostram que o superávit comercial (exportações menos importações) no Grande ABC vem em queda nos dois últimos anos, em função da queda do dólar frente ao real. A crise global ajudou a valorizar a moeda norte-americana a partir de outubro mas retraiu a demanda no mercado externo.

 Segundo o secretário executivo da entidade regional, Fausto Cestari Filho, nesse cenário será difícil obter bons resultados de imediato, mas a meta é trabalhar para impulsionar os negócios das pequenas empresas no Exterior no médio e longo prazos.

 Um dos planos é ter, até o fim do mês que vem, um site com orientações para as empresas que desejam se internacionalizar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;