D+ Titulo Emocional
Estresse afeta psoríase
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
09/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A psoríase, caracterizada por manchas avermelhadas com escamação branca pelo corpo, é influenciada pelo estado emocional do paciente. Em períodos de maior estresse, a doença fica mais intensa e pode apresentar coceiras.

A patologia atinge homens e mulheres, a maioria de pele branca, geralmente a partir dos 20 anos e não é contagiosa. Tem predisposição genética, causa desconhecida e não tem cura, apenas controle.

Segundo o dermatologista Valter Claudino, de Santo André, a doença afeta a qualidade estética do paciente e, conseqüentemente, a auto-estima, despertando sentimentos como medo, frustração e depressão. "Junto ao tratamento médico orientamos um acompanhamento psicológico, já que o paciente precisa aprender a conviver com a doença e a encarar o preconceito."

O jornalista Rafael Gmeiner, 26, de Ribeirão Pires, é psoriático e recorre a tratamento psicológico para controlar o estresse e amenizar os sintomas da doença. "Quando estou muito nervoso ou ansioso, a pele começa escamar e coçar bastante. Principalmente o couro cabeludo", afirma Gmeiner, que teve a doença diagnosticada há seis anos.

O médico explica que não existe um tratamento único para a psoríase. Pode ser tratada com medicamentos à base de corticóide e manipulações com ácido salicílico, ou oral com retinóide, entre outras formulações. Também é recomendado tratamento de fototerapia.

"Um paciente que possui a psoríase deve enfrentar os preconceitos e encontrar o tratamento ideal ao seu tipo de doença, pois assim ficará mais confiante e levará uma vida saudável e normal" orienta o médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;