Cultura & Lazer Titulo Dança
Homenagem às 'figuras da dança'
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
27/10/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Um tributo ao talento de grandes dançarinos do País é o que propõe a série Figuras da Dança, que estréia hoje, às 20h30, na TV Cultura. O primeiro dos cinco programas é dedicado à bailarina e coreógrafa Ivonice Satie (1950-2008), morta há cerca de dois meses, vítima de câncer. As idealizadoras do projeto são as diretoras da São Paulo Companhia de Dança, Iracity Cardoso e Inês Bogéa.

Durante a atração, será exibida uma entrevista aberta ao público concedida por Ivonice a Inês em abril último, no Teatro Franco Zampari, na Capital. A homenageada abordou momentos marcantes de sua carreira, desde que iniciou seus estudos na Escola Municipal de Bailado de São Paulo, aos nove anos.

O espectador poderá conferir ainda imagens de arquivo da emissora, em que Ivonice dança a coreografia Mulheres (1976) e divide o palco com o ex-bailarino argentino Luis Arrieta em Conjunção.

O portenho concedeu um depoimento sobre a parceira, assim como outros nomes importantes na trajetória dela, entre eles Iracity, os coreógrafos Anselmo Zolla e Ismael Guiser (1927-2008), e o arquiteto e ex-marido Wagner Bossi, com quem Ivonice fundou a Companhia de Danças de Diadema, nos anos 1990.

"Ivonice desempenhou muitos papéis e reiventou todos os lugares onde passou. Em Diadema, fez toda uma restruturação do ensino da dança na periferia", afirmou a diretora Inês Bogéa.

Realizadora de documentários sobre figuras emblemáticas da dança, como Klaus Vianna e Renée Gumiel, Inês acredita que Ivonice se destacou por dosar dedicação e sensibilidade. "Ela tinha um lado gueixa e era, ao mesmo tempo, brasileira. Tinha muita disciplina e uma capacidade de adaptação, uma maleabilidade, que tem a ver com o Brasil."

HOMENAGEADOS
Além de Ivonice, Figuras da Dança homenageia Ismael Guiser (amanhã) - que concedeu entrevista pouco antes de falecer -, Ady Addor (na quarta), Penha de Souza (quinta) e Marilena Ansaldi (na sexta). Todos os programas têm trinta minutos de duração e serão exibidos às 20h30.

Depois da exibição, a série, dirigida por Inês Bogéa e Antônio Carlos Rebesco, ganhará versões em DVDs, que serão distribuídos em escolas, bibliotecas e instituições culturais parceiras da Fundação Padre Anchieta.

Ivonice colecionou prêmios

A bailarina e coreógrafa Ivonice Satie detinha uma extensa coleção de premiações e performances antológicas. Conquistou, por exemplo, o Prêmio APCA de melhor bailarina,o 1º Prêmio Hours Concours no 7º Concurso Internacional de Coreografia em Nyon, na Suíça, e o Grand Prix Brasil de Dança.

Foi bailarina e assistente de coreografia do Ballet du Grand Théatre de Géneve, também suíço. e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo. No exterior, trabalhou ainda como coreógrafa convidada em companhias na França, Alemanha, Croácia, Estados Unidos e Portugal.

No Grande ABC, a dedicação de Ivonice aos trabalhos socio-culturais gerou resultados positivos. Entre 1995 e 2003, colocou seu talento a serviço da Cia. de Danças de Diadema, que desde sua fundação promove a integração entre os artistas e a comunidade.

Nesse período, foi responsável por outra importante iniciativa: a criação do grupo Mão na Roda, que tem entre os integrantes portadores de deficiências físicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;