Política Titulo Eleições 2008
Marinho intensifica ritmo da campanha e retoma discurso propositivo
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
11/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Sem mudar a estratégia, o candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) intensificou o ritmo da campanha. Com o time reforçado, o petista - que no primeiro turno contou com três frentes encabeçadas por ele, pelo vice, Frank Aguiar (PSB), e pelo ex-prefeito Maurício Soares (PT) - terá mais um representante para puxar os militantes e tentar transferir os votos até o dia 26: o ex-prefeiturável Evandro de Lima (PTdoB).

Ontem, enquanto o candidato reservou o dia para caminhar ao lado de Alex Manente (PPS) no Baeta Neves - seu reduto eleitoral -, Lima comandou o corpo a corpo ao lado da deputada Ana do Carmo (PT) em quatro bairros do Núcleo Cooperativa. A agenda paralela, porém, não impediu que o ex-pleiteante ao Paço completasse a atividade ao lado do petista. No fim da tarde, ele se uniu ao grupo na Rua Giacinto Tognato, um dos principais corredores comerciais.

Embora os novos aliados tenham assegurado que não pretendiam formar uma frente anti-Orlando Morando (PSDB), o ex-candidato do PTdoB abandou a linha propositiva do primeiro turno para criticar o governista. "São três candidatos unidos contra um. Não é possível que todos nós estejamos pensando errado e só ele seja o correto. Mas estamos 0 a 0 e temos de nos empenhar porque não sabemos quanta mentira ele contou."

Coordenador político da campanha, Maurício liderou a militância nas ruas paralelas do Baeta. O vice Frank Aguiar - que divide o tempo entre os trabalhos na Câmara Federal e os shows - completou a agenda na região do Grande Alvarenga, base do rival tucano.

ESTRATÉGIA
Terceiro colocado nas urnas, Alex - que obteve 12,24% dos votos válidos - não comandará nenhum bloco. A tática do grupo é atrelar a imagem do popular-socialista a Marinho para desmistificar os rumores de que ele teria renunciado um dia antes do pleito para apoiar a candidatura de Morando. "A idéia é cobrir toda a cidade para desmentir o que pregou o candidato do William Dib (prefeito pelo PSB)."

Deixando os ataques pessoais de lado, Marinho retomou o discurso de propostas e repetiu os planos para Segurança, Educação e Transporte e foi incisivo ao criticar a atuação da atual gestão na área da Saúde. "O Dib não mudou o atendimento só porque pintou algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Tinta não atende a população, é preciso capacitar os profissionais. É um compromisso que assumo."

Cobrado por uma eleitora, que admitiu "ter um livro de pedidos ao futuro prefeito", o petista não refugou e contou com o auxílio dos recém-aliados para recrutar o voto: "Pode preparar o livro e me cobrar", orientou, confirmando a facilidade em abordar os eleitores ao lado de Alex e Lima. "A unidade de propostas facilita o debate com a população."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;