Cultura & Lazer Titulo Exposição
Mostra retoma história
da República Velha
Luis Felipe
do Diário do Grande ABC
28/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A produção artística de São Paulo do fim do século 19 e as primeiras décadas do século 20 toma conta da programação da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O espaço cultural abre as portas no sábado, a partir das 11h, para a exposição O Pensionato Artístico Paulista na República Velha. A mostra fica em cartaz por longa temporada, com as visitações seguindo até 3 de novembro.

O objetivo da atração é trazer à tona obras desenvolvidas entre os anos de 1889 e 1925, período conhecido historicamente como República Velha. Entre os títulos em exposição estão pinturas elaboradas por então alunos do Pensionato Artístico, programa no qual talentos naturais da Capital foram enviados para diversas partes da Europa para aprimorar seus conhecimentos artísticos em centros consagrados da época. França e Itália estavam entre os principais destinos escolhidos, com destaque para a grande quantidade de inscritos para participar de aulas na Académie Julian, em Paris. Apesar de ter suas viagens pagas, a contrapartida exigida pelo governo do Estado era de que os artistas deveriam enviar trabalhos que iriam integrar o acervo do Museu Paulista e, a partir de 1905, fazer parte do material da recém-criada Pinacoteca.

A mostra apresenta os resultados de estudos de nomes como Monteiro França, Oswaldo Pinheiro, Campos Ayres, Helena Ohashi, Lopes de Leão, Pedro Alexandrino e os gêmeos Mario e Dario Villares Barbosa. Todas as atrações foram selecionadas por meio da curadora Ana Paula Nascimento.

Grande parte do material da exposição tem como foco representações de paisagens e figuras aleatórias. Há espaço também para nus e algumas pinturas acadêmicas. Como os artistas estavam no continente europeu para estudar estilos locais, não é possível notar nas obras muitos toques pessoais dos autores.

O Pensionato Artístico Paulista na República Velha - Exposição. A partir de sábado, às 11h. Na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2. Tel.: 3324-1000. Terça a domingo, das 10h às 18h. Ingr.: R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6. Grátis aos sábados e quintas. Até 3 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;