Política Titulo Comícios
Presença de Lula em comícios da região será tira-teima do PT

Participação de presidente em campanhas de Diadema, São Bernardo e Santo André é considerada peça-chave

Elaine Granconato
Especial para o Diário
30/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O PT testa neste fim de semana a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos palanques dos candidatos petistas às prefeituras de três cidades do Grande ABC. Neste sábado, estará em São Bernardo e Diadema, no domingo, em Santo André.

Diferentemente de 2004 - quando Lula, no segundo ano de mandato, acompanhou à distância o partido perder o comando de três das cinco cidades que administrava na região -, desta vez, o presidente decidiu participar ativamente das campanhas em cidades consideradas prioritárias.

São Bernardo é uma delas. O município, que projetou Lula politicamente e tornou-se berço do sindicalismo e do PT, vive um paradoxo ao manter a hegemonia de 20 anos dos partidos adversários no poder. O presidente não esconde de ninguém a intenção de ter um amigo administrando o município - onde mora quando não está em Brasília e se estabelecerá de vez quando deixar o Planalto, em 2011.

Por isso, o presidente sobe neste sábado no palanque do amigo particular e ex-ministro da Previdência Luiz Marinho, na tentativa de conduzi-lo ao Paço. O comício ocorre na Praça Giovanni Breda, na região central da cidade, às 18h. Além de Marinho, o presidente estará ao lado do deputado federal e cantor Frank Aguiar, a quem fez um apelo para ocupar a vaga de vice da chapa.

Na opinião do tucano Orlando Morando, adversário de Marinho na disputa pelo Paço, o PT já testou a popularidade de Lula em 2004, quando Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, foi o candidato. "Será apenas mais uma experiência", disse, ao ironizar. "Quem governará a cidade é o prefeito".

Depois de São Bernardo, o militante Lula aterrissa em Diadema, na Praça da Moça, no Centro, onde sobe no palanque do deputado estadual Mário Reali, candidato governista à Prefeitura. Ali, a situação é oposta. O PT governa a cidade há 22 anos de maneira intercalada. No entanto, na última eleição municipal (2004), o atual prefeito José de Filippi Júnior ganhou apertado do deputado estadual e novamente adversário petista, José Augusto da Silva Ramos (PSDB).

Reali utiliza a imagem do presidente diariamente em suas atividades de campanha, pegando carona com os últimos índices positivos de popularidade. Até um caminhão de som com a imagem de Reali e Lula, de quase sete metros, vem circulando pela cidade.

Para José Augusto, a visita de Lula é indiferente. "Não acho que a presença do Lula favoreça a campanha do PT, porque se trata de uma eleição municipal", afirmou o tucano, ao ressaltar, mais uma vez, ser amigo de Lula. "Se ele me chamar para algum ato político eu vou", disse o ex-petista.

Na hora do comício, José Augusto pretende realizar atividade. "Tenho compromisso de melhorar a cidade. Falarei para uma pessoa ou para 100, da mesma forma", afirmou.

No domingo, Lula fará campanha ao lado do deputado estadual Vanderlei Siraque, prefeiturável governista em Santo André. O local escolhido para o comício, a partir das 11h, foi uma área livre na periferia da cidade (Rua Adriático com Rua Liberdade), no Jardim Teles de Menezes.

Para os petistas andreenses, a presença de Lula pode ajudar a definir o pleito já no primeiro turno. Adversários de Siraque, porém, minimizam o apoio e estarão na rua em campanha. "Não adianta trazer o presidente, porque não é ele quem vai cuidar diretamente da cidade, e sim o prefeito", disse Aidan Ravin (PTB), que estará na feira da Vila Luzita, seu principal reduto eleitoral.

O candidato a prefeito pelo PSDB, Newton Brandão, ressaltou que Lula tem influência por ser "querido e representar bem a região". Mas ressaltou que a presença do presidente não definirá a eleição. Pela manhã, o tucano circulará em caminhada pela favela Gamboa.

Ricardo Alvarez (Psol) admitiu que Lula tem peso no processo eleitoral. Porém, cutucou: "A situação do Siraque não é das melhores e necessita de um empurrãozinho".

Excluídos - Mesmo sem palanques vips, os prefeituráveis petistas de Mauá (Oswaldo Dias), Ribeirão Pires (Mário Nunes) e Rio Grande da Serra (Carlos Augusto César, o Cafu) comparecerão aos comícios dos companheiros vizinhos.

A exceção fica por conta de Jayme Tortorello, candidato em São Caetano. A justificativa do petista é que a agenda estará lotada neste final de semana. "Lá (em São Bernardo, Diadema e Santo André) não tem eleitor de São Caetano. Tenho de fazer a minha campanha por aqui", disse.

(Colaboraram Beto Silva, Cristiane Bomfim, Leandro Baldini, Leandro Laranjeira e Rita Donato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;