Economia Titulo
Exportações da Alemanha atingem recorde em 2012
Por
08/02/2013 | 06:22
Compartilhar notícia


As exportações alemãs aumentaram em dezembro de 2012, com o volume total atingindo um novo recorde histórico que superou a marca de 1 trilhão de euros (US$ 1,339 trilhão), segundo dados do escritório federal de estatísticas, Destatis.

O comércio aumentou com os países de fora da Europa, especialmente, os EUA, Ásia e América Latina. O resultado, no entanto, esconde a fraca quantidade de exportações para os países vizinhos da zona do euro.

As exportações alemãs subiram 3,4% em 2012 para 1,097 trilhão de euros, enquanto as importações aumentaram 0,7% para 909,2 bilhões de euros, outro recorde, afirmou escritório de estatísticas. Isso torna a Alemanha um dos maiores exportadores do mundo.

O superávit comercial da Alemanha em 2012 ficou em 188,1 bilhões de euros, o segundo maior da história.

Analistas esperam ainda mais ganhos este ano. A federação BGA, de exportadores e atacadistas, prevê um aumento nas exportações de até 5% para cerca de 1,158 trilhões de euros em 2013, enquanto as importações devem subir também.

Em dezembro, as exportações se recuperaram um pouco, com um aumento de 0,3% na comparação mensal, depois de cair 2,2% em novembro, disse o Destatis. Os dados mensais são ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As importações caíram 1,3% ante novembro.

Mas a comparação anual parece ser menos favorável: as exportações alemãs recuaram 6,9% em dezembro e as importações caíram 7,3% ante dezembro de 2011.

Como consequência, o superávit comercial da Alemanha aumentou em dezembro para um valor ajustado de 16,8 bilhões de euros, de um resultado revisado para cima de 15,6 bilhões de euros em novembro, superando as previsões dos analistas de 14,6 bilhões de euros em dezembro.

O superávit em conta corrente ficou em 17,3 bilhões de euros em dezembro, abaixo das expectativas de 18 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;