Setecidades Titulo Semana do doador
Hemocentro regional tem estoque para 10 dias
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
25/11/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O Hemocentro Regional, que abastece seis hospitais no Grande ABC, está com cerca de 800 bolsas de sangue, quantidade suficiente para abastecer as unidades por apenas dez dias.

Na Semana do Doador de Sangue, que termina hoje, o movimento é considerado fraco. Em média, 220 pessoas colaboraram diariamente desde segunda-feira, sendo que o ideal seria acumular 300 bolsas nesse período - nos quatro pontos de coleta na região.

Antes da época de férias escolares e feriados de Natal e Ano-Novo, o ideal é ter, no mínimo, 1.500 bolsas. Nesse período a demanda é maior por conta dos altos índices de acidente de trânsito.

Uma das maiores dificuldades da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), que administra os bancos do Grande ABC, é atrair o doador fixo, aquele que doa pelo menos duas vezes por ano. "Das 4.000 doações mensais, apenas 35% são doadores fiéis. Nossa meta é alcançar 60%", disse a gerente regional Solange Rios.

Para tentar atrair colaboradores, a Colsan entra em contato diariamente com doadores cadastrados que colaboraram apenas uma vez. "Mesmo assim é muito difícil."

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. O indicado é que homens doem a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.

O hemocentro abastece o Hospital Municipal Universitário, o PS Central e o Hospital Anchieta, em São Bernardo, o Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido, em São Caetano; e o Hospital Mário Covas e o Centro Hospitalar Municipal, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;