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Dilma anuncia verba para Mauá e Ribeirão

Governo federal irá repassar R$ 96,5 milhões para execução de obras de Mobilidade Urbana

Por Beto Silva
Fábio Munhoz
27/06/2014 | 07:00
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A presidente Dilma Rousseff (PT) irá repassar R$ 96,5 milhões do OGU (Orçamento Geral da União) para execução de obras de Mobilidade Urbana em Mauá e Ribeirão Pires. O anúncio foi feito na manhã de ontem em evento na prefeitura de São Paulo. Também serão destinados recursos para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô (Brasilândia-São Joaquim), na Capital, e para o túnel que ligará Santos a São Vicente, no Litoral. Foi anunciada ainda liberação de quantia para serviços de combate a enchentes.

Ribeirão Pires será contemplada com a maior parte da verba: R$ 78,5 milhões. O valor será utilizado para a realização de duas intervenções. A mais importante, que custará R$ 58,4 milhões, será a transposição da via férrea, ligando a região central da cidade com o Centro Alto. O elevado fará conexão entre as avenidas Humberto de Campos e Santo André com a Capitão José Gallo. A Prefeitura estima que a opção de caminho irá reduzir o trajeto em 1,4 quilômetro, o equivalente a aproximadamente 25 minutos a menos nos horários de pico. O prefeito Saulo Benevides (PMDB) considera que a obra é a “realização de um sonho” para a cidade. “Ribeirão era dividida entre a parte alta e a parte baixa. Agora, esse deslocamento será mais fácil.”

A outra obra será para implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Francisco Monteiro, entre o terminal rodoviário e a Rua Professor Antônio Nunes, no bairro Santa Luzia. A intervenção inclui serviços como pavimentação, adequação de 23 pontos de parada com acessibilidade para deficientes físicos, implantação de sinalização horizontal e de videomonitoramento em pontos de conflito. Cerca de 30 mil passageiros do transporte público passam pela via diariamente.

Já em Mauá, a administração municipal receberá R$ 18 milhões para a construção de viaduto ligando o eixo das avenidas Barão de Mauá e Castelo Branco com a Antônia Rosa Fioravanti, próximo ao acesso ao Rodoanel e ao futuro Poupatempo. “É uma obra estruturante que aguardávamos há algum tempo. É complementar para desafogar o trânsito interno da cidade. Além de Mauá, beneficiará também Ribeirão Pires”, comenta o prefeito Donisete Braga (PT).

O petista estima que o decreto garantindo os recursos deverá ser aplicado hoje no Diário Oficial da União. “O empenho da verba por parte do governo federal sairá em 45 dias, e a licitação será lançada concomitantemente à garantia do empenho.” É possível que as obras comecem neste ano.

Em discurso, a presidente reforçou que as melhorias na área de Mobilidade Urbana em uma cidade da Grande São Paulo provocam resultados em todo o entorno. “Os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo estão integrados. Investir em um deles gera efeito positivo no outro”, comentou Dilma.

METRÔ

Também foi assinado na manhã de ontem contrato de financiamento de quase R$ 1,7 bilhão do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para construção da Linha 6-Laranja do Metrô. O valor global do empreendimento é de R$ 9,6 bilhões. O Palácio dos Bandeirantes estima que as obras comecem no segundo semestre. O ramal terá 15,9 quilômetros e ligará a Zona Norte à região central.

Depois que saiu da prefeitura de São Paulo, Dilma foi à Baixada Santista e anunciou investimento de R$ 481 milhões para o corredor metropolitano Santos-São Vicente. A ligação entre as duas cidades será feita por meio de dois túneis – cada um com três faixas de rolamento, sendo uma reservada para o transporte público, além de ciclovia e passagem para pedestres. 




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