Diarinho Titulo Aprendizagem
Muito além da música

Imagine assistir ao seu desenho preferido sem trilha sonora;
ficaria sem graça, não? É por isso ela está em todos lugares

Por Caroline Ropero
Especial para o Diário
20/11/2011 | 06:52
Compartilhar notícia


Imagine assistir ao seu desenho preferido sem trilha sonora, só com a fala dos personagens. As cenas de ação, por exemplo, ficariam sem graça, não? Mas não é só por isso que a música é importante. Ela está em todo lugar e, se não estivesse, faria falta.

No entanto, a música não serve só para diversão. Ao estudá-la e praticá-la, aprende-se a trabalhar e conviver em grupo, já que todos precisam tocar juntos, em harmonia. Também ajuda a perder a vergonha e a ter mais concentração e paciência, afinal, não dá para tocar como Beethoven (famoso músico do século 19) de uma hora para outra; tem de ser insistente. Quem desenvolve essas características tem melhor desempenho em matérias como matemática, que exige atenção para resolver cálculos.

"Outra vantagem é que ajuda a desenvolver os dois lados do cérebro. Em geral, um é mais desenvolvido do que o outro", explica Sandra Viacelli, professora de musicalização. Quando o cantor Herbert Vianna sofreu acidente aéreo e perdeu a memória, só voltou aos palcos porque o outro lado passou a fazer o trabalho sozinho.

EM SALA DE AULA - Infelizmente nem todo mundo tem a chance de aprender mais sobre música. A boa notícia é que, a partir do ano que vem, as escolas serão obrigadas a ministrar essa disciplina.Mais legal ainda vai ser compor. Guilhermo Hitos, 10 anos, de São Caetano, adora fazer isso. "Escrevo sobre meu dia a dia na escola, mas dá para compor sobre qualquer coisa", explica o garoto, que já sabe tocar guitarra, violão e está aprendendo teclado.

Saiba Mais

A música sempre existiu. Há registros da época dos homens das cavernas, que usavam ossos furados como flauta e faziam tambores com couro e pele esticada de animais.

O Dia da Música é comemorado em 22 de novembro por causa do dia de Santa Cecília, considerada por católicos a padroeira dos músicos. Dizem que sua voz era tão bela que um anjo desceu do céu só para ouvi-la.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;