Política Titulo Risco
Elo de PSB e PPS amplia linha de corte para deputado federal

Alex Manente e Aidan Ravin serão influenciados; limite para triunfo pode ficar em 100 mil votos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A provável coligação proporcional entre PSB e PPS no âmbito nacional vai elevar a linha de corte a federal em 2014, podendo chegar ao patamar de 100 mil votos. Há informações de bastidores de que o acordo já está selado, inclusive, sendo uma das contrapartidas propostas na negociação. No Grande ABC, o deputado estadual Alex Manente (PPS) e o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB), que disputarão pela primeira vez cadeira no Congresso Nacional, serão diretamente influenciados pelo novo cenário eleitoral.

A perspectiva da aliança é fazer seis vagas na Câmara Federal por São Paulo. Pela contagem do PPS, existe a possibilidade de eleger os deputados federais Roberto Freire (também presidente nacional do partido), e Arnaldo Jardim, além de Alex. Soninha Francine também está na lista de eventuais nomes. Pelo lado do PSB, há estimativa em garantir cadeira para os parlamentares Luiza Erundina, Keiko Ota e Abelardo Camarinha. Aidan enfrentará a barreira de tirar o desgaste da derrota de 2012 em Santo André.

O panorama não tira o sono de Alex. Isso porque o parlamentar, hoje no segundo mandato na Assembleia Legislativa, se elegeu com 114.714 votos em 2010, sendo 68.127 apenas em São Bernardo. Outro acerto que irá beneficiá-lo é o fato de o deputado ser o único candidato popular-socialista da região a pleitear assento em Brasília. “Faremos grande debate na região e vou trabalhar para sair vitorioso do processo eleitoral. Sinto preparado para vencer”, disse.

Nos bastidores, comenta-se que Aidan poderia recuar da empreitada, postulando espaço a estadual. Quando saiu do PTB para entrar no PSB, a linha de corte da última eleição, na margem de 70 mil sufrágios, encorajou a migração. O ex-prefeito, porém, negou voltar na decisão. “O deputado federal tem trabalho amplo e será suporte para o presidente (nacional do PSB, Eduardo Campos, que concorrerá à Presidência da República). O projeto é muito maior e o partido reconhece a minha representatividade na região. Se houver esta coligação vejo com bons olhos e sei que continuarei a ter total apoio do PSB.”

A carta na manga aguardada por Aidan é também ser referendado como candidato de consenso do PSB a deputado federal no Grande ABC. Por enquanto, não há definição. Presidente da executiva municipal, Donay Neto disse que o ex-petebista tem legenda “garantidíssima” e, em nenhum momento, o partido colocou em pauta a disputa do ex-prefeito a estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;