Suplementos Titulo Tira-dúvidas
Papagaio fala?

Encontrada em várias regiões do Brasil, a ave impressiona ao reproduzir palavras ditas pelos humanos

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
24/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ouvir a ave repetir o que dizemos é mesmo curioso. Mas o papagaio não sabe o que fala. Na verdade, consegue apenas imitar sons. Por isso, além de palavras ditas pelos humanos, é comum ouvi-lo assobiando e até reproduzindo barulhos do dia a dia.

Isso é possível porque possui modificações na língua e nos órgãos respiratórios, que facilitam a emissão de diferentes sons. Tem ainda o cérebro bem desenvolvido. É considerado uma das aves mais inteligentes.

Mas a habilidade só é desenvolvida em animais criados em cativeiro, com a presença humana. O papagaio é capaz de memorizar cerca de 500 sons. Entretanto, isso também depende da insistência do criador, pois é necessário repeti-los com muita frequência para o bicho.

CARACTERÍSTICAS
O papagaio tem bico curvo, em forma de gancho, e penas que variam de cores (verde, vermelha, amarela, azul, cinza e roxa) de acordo com a espécie. Alimenta-se de sementes, flores e frutos.

No Brasil, é encontrado principalmente no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Sudeste (Minas Gerais), Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Pertence à ordem dos Psitaciformes e à família Psittacidae. Tem como parentes as araras, periquitos, maracanãs, jandaias e apuins. Pelo País, recebe outros nomes, como louro, ajeru, ajuru, jeru e juru.

Pode pesar 400 gramas. Vive, em média, 60 anos. Macho e fêmea formam único casal ao longo da vida; reproduzem-se entre os meses de setembro e março.

Constroem ninhos em buracos nas rochas, ocos de árvores e em barrancos. Os filhotes permanecem lá por cerca de dois meses. Demoram cinco anos para atingir a idade adulta.


Consultoria do professor Luís Fábio Silveira, curador das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.


Aves são muito inteligentes

Biólogos e psicólogos costumam estudar o comportamento e a inteligência dos bichos para entender como vivem e, assim, cuidar e preservá-los melhor. Ao passar por testes, o papagaio foi uma das espécies que provou ser superesperta.

A pesquisadora norte-americana Irene Pepperberg, reconhecida pelos estudos sobre inteligência animal, conviveu durante 31 anos com Alex, um papagaio-cinzento. Ele sabia mais de 100 palavras, fazia continhas de somar e conseguia identificar cores e formas. A experiência é revelada no livro Alex e Eu (Editora Record, 240 págs.).

O corvo (comum na África, América do Norte e Europa) e a maniá (da Ásia) também são consideradas aves inteligentes. Podem repetir palavras e aprender muitas coisas. O corvo, por exemplo, é capaz de usar ferramentas (como gravetos) para capturar alimentos.


Saiba mais

Em 2008, o papagaio-cinzento Yosuke Nakamura virou notícia depois que conseguiu voltar para casa porque repetiu seu nome e endereço aos policiais que o resgataram.

Só papagaios que nascem em cativeiros autorizados pelo Ibama podem ser vendidos.


Nathan Rodrigues Franco, 10 anos, de Santo André, cuida do papagaio Loro há um ano e meio e acha divertido quando a ave fala. “Ele chama meu nome e fica repetindo ‘oi, pai’.” O garoto tem outros dois passarinhos em casa que não falam.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;