Setecidades Titulo Sutentabilidade
Estudantes recolhem lixo eletrônico em São Caetano

Entre esta segunda-feira e o dia 22, alunos de duas escolas realizam mutirão para reciclar materiais.

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Poucos dias sem acessar o e-mail bastam para complicar a caixa de entrada. Muitas vezes, as mensagens que entulham o programa são descartadas para o lixo eletrônico. Alunos e professores de escolas de São Caetano estão se organizando para receber e dar encaminhamento ao lixo eletrônico. Mas não estamos falando de e-mails. Celulares, tablets, teclados, mouse e toda a parafernália que costuma enguiçar quando você mais precisa também se enquadram como lixo eletrônico. Ou melhor, esse grupo causa muito mais problemas que aquela bagunça de mensagens no servidor.

Entre esta segunda-feira e o dia 22, as escolas municipais Arquiteto Oscar Niemeyer (Avenida Paraíso, 600, bairro Oswaldo Cruz), e Professor Vicente Bastos (Rua Humberto de Campos, 550, São José) vão estar de portas abertas à comunidade. Somente o material descartado por empresas não será aceito. O coordenador do projeto Reciclar, o professor de Matemática Armando Pereira, explica que os alunos participarão diretamente do recebimento e destinação dos equipamentos. Para isso, diz o docente, a turma participou de palestras e aulas sobre política ambiental e reciclagem.

“O projeto tem como objetivo auxiliar na formação e ampliação da educação ambiental dos alunos e seus familiares, a fim de potencializar o senso de responsabilidade com o meio ambiente”, explica Pereira. O mutirão será realizado durante o horário comercial e as escolas não vão receber materiais aos fins de semana e feriados.

O projeto já despertou o interesse de outras escolas de São Caetano. E a ação não se encerra apenas com a coleta. Para que os alunos entendam a importância da conservação e o impacto da reciclagem de eletrônicos, as escolas envolvidas promoveram nos últimos meses fóruns com palestrantes especialistas no tema. Quem quiser participar da campanha, basta levar os materiais às escolas. Não serão aceitos itens como aparelhos de ar-condicionado, lavadoras de roupas, geladeiras, pilhas e lâmpadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;