Interação Titulo
Peça com moderação

Um dia, assistindo à novela Chica da Silva...

Por Carlos Ferrari
06/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Um dia, assistindo à novela Chica da Silva, antiga produção da então TV Manchete, ouvi uma frase que chegou como uma daquelas que a gente corre para escrever, tenta arrumar um lugarzinho privilegiado no cérebro para guardá-la, e depois de tudo isso feito, vez ou outra a visitamos para compreender qual o seu real significado para nossas condutas e história, com base nos diferentes momentos de vida que  acabamos construindo.

A personagem, uma freira austera, cujo local na trama se perdeu em meio ao entulho de minha memória, mais de uma década depois, disse a seu interlocutor com altivez: ‘Cuidado com o que você pede para Deus, um dia ele pode te dar'. Com certeza, pensamento de tamanha profundidade não deve ter sido gerido e proferido pela primeira vez em uma novela do velho canal 9, sem qualquer menosprezo à bela obra. Digo isso, pois imagino que tão profunda reflexão pode ter origem em algum dos tantos livros da Bíblia, ou quem sabe veio ao mundo em meio à avalanche de sabedoria deixada como legado pelos grandes filósofos gregos, cuja produção, em pleno século 21, nos serve de sustentáculo para qualificar e entender nossas relações e comportamentos em sociedade.

Seja lá qual for a fonte, convido-lhes a olhar para a grandeza atribuída pela frase às nossas responsabilidades, perante as escolhas que fazemos quando decidimos que queremos algo. A fala  trata de pedidos para Deus, mas não é difícil entender que ela nos pode servir sempre, independentemente de credos ou convicções ideológicas, visto que seu intuito, de fato, é nos dar uma bela sacudida, para pensarmos com maior clareza ‘no que' e ‘para que' queremos.

Este texto, com uma pitada de introspecção, escrito no dia em que completo 37 anos, pretende ser um pequeno presente às tantas mentes atentas e questionadoras que por anos têm me acompanhado nos diferentes espaços que busco fomentar a boa troca de ideias com foco na inclusão e no exercício da cidadania. Provoco-lhes então a conversar com amigos, familiares, ou consigo mesmo, buscando as respostas que apontam, o que cada um tem pedido ou desejado com toda energia, a partir das raízes mais profundas de suas vontades.

Quem já não viveu a situação, ou conheceu alguém que queria muito poder comprar aquele carro. Foram noites de sono perdidas, sonhos recorrentes e, por fim, o surgimento da oportunidade que concretizou a compra. Para alguns, tal resultado foi inúmeros fins de semana felizes, com passeios agradáveis e até boas horas de distração para lavar o possante. Para outros, a vontade a todo custo e mal resolvida, tornou-se um ‘problemão', falta de dinheiro para o combustível, local impróprio para estacionar e, o pior, nenhuma reserva para manutenção e seguro. 

Há muito que acredito no dito popular que afirma sem qualquer constrangimento, ‘querer é poder', mesmo já tendo lido calhamaços de textos e frases que afirmam o contrário. Com base nessa certeza, creio que devemos cuidar de tudo o que desejamos, com o mesmo zelo e ritualidade daquele que sabe e aprecia um bom prato ou bebida.  Assim, muitas vezes a satisfação virá por conta da qualidade do que queremos e não graças ao volume que alcançamos. Notem que não falo de deixarmos os sonhos e ambições de lado, pelo contrário, proponho que os tratemos considerando toda a importância de seus futuros impactos e resultados para nossa felicidade.

* Carlos Ferrari é presidente do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) e vice-presidente da Fenavape (Federação Nacional das Avapes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;