Setecidades Titulo
Caos no Nardini atinge região
Por William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
14/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O caos no Hospital Doutor Radamés Nardini é um problema regional que já tem afetado outros municípios, além de Mauá, e precisa de uma solução urgente. Estas foram as conclusões a que chegaram os secretários de Saúde das sete cidades do Grande ABC durante encontro realizado ontem, no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

A constatação ganha força com relatório do Cremesp (Conselho Regional de Medicina), que apontou graves problemas de infraestrutura e risco de contaminação entre pacientes e profissionais. Entre os secretários, há a compreensão de que somente uma articulação política será capaz de dar fim ao caos.

Beneficiado com a futura construção de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) pelo governo estadual, o secretário de Saúde de Santo André, Leonardo Carlos de Oliveira, afirmou que a crise na cidade vizinha afeta os serviços em seu município. "O Hospital da Mulher passou a receber muitas pacientes de Mauá. No CHM (Centro Hospitalar Municipal), temos pelo menos 30 acamados que são de lá.'

O discurso de Oliveira vem ao encontro do que também apontou o secretário de São Bernardo, Arthur Chioro. Ele lembrou que não há solução individual enquanto Mauá viver em crise. "O Nardini desestruturado prejudica a todos."

Chioro disse que os governos estadual e federal devem ser chamados para a discussão. Ele apelou ainda para a sensibilidade do governador José Serra (PSDB). "Ele deve ter a grandeza de um estadista, porque certamente conta com a aguçada percepção do problema, por tudo o que conhece da área", disse, lembrando o fato de o tucano ter sido ministro da Saúde.

A diretora de Saúde de São Caetano, Helaine Oliani, afirmou que Mauá tem o apoio do município.

Maior interessado na melhora no Nardini, o secretário de Mauá, Paulo Eugênio Pereira, falou sobre os problemas e pediu solidariedade aos colegas de outros municípios. Ele tem esperança de ainda conseguir a liberação de recursos para reforma pontual. "Contatamos vários parlamentares, para que sugiram emendas. O deputado estadual Donisete Braga (PT) afirmou que, tradicionalmente, elas são liberadas depois de 15 de março. Estamos no aguardo", disse.

A Secretaria de Estado da Saúde tem colocado empecilhos à liberação de verba para o Nardini. Até a crise mundial já foi usada como desculpa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;