Política Titulo
Lula cancela inauguração em Diadema por causa do TSE
Por Sérgio Vieira e
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
27/06/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que faria a Diadema, na próxima quinta-feira, para inaugurar a primeira fase da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no município. Lula estaria preocupado com o rigor da Justiça Eleitoral, agora que assumiu ser candidato.

A informação foi confirmada nesta segunda pela Prefeitura de Diadema, que por conta disso, desmarcou o evento. Apesar de não ter havido explicação oficial da assessoria do Planalto para o cancelamento da visita de Lula, nos bastidores comenta-se que ele recebeu orientação jurídica para não participar de inaugurações por conta do lançamento de sua candidatura à reeleição, no último sábado. A vinda de Lula ocorreria um dia antes do fim do prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que as candidaturas visando as eleições de outubro sejam homologadas.

A notícia pegou de surpresa petistas do município, que preparavam suas listas de convidados para o evento. O líder do governo na Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), tentou minimizar a ausência do presidente da República. “A presença de Lula em Diadema não é só física. Ele está presente nas ações, em cada obra. Muita coisa foi feita pelo governo federal aqui”.

A vereadora Irene dos Santos (PT) confirmou o motivo para o adiamento. “A informação que eu recebi é de que a visita foi cancelada devido à legislação eleitoral”, admite. “Seria bom que o presidente viesse, isso é lógico, mas não há muito prejuízo com o cancelamento.”

O senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo do Estado, justificou a ausência de Lula com o tradicional argumento da “agenda lotada”. “Seguramente nós vamos ter outras agendas aqui. Ele tem uma agenda muito pesada, mas vai fazer campanha, obviamente, obedecendo as regras.”

O adiamento da inauguração não mudará o cronograma da Unifesp. As inscrições estão mantidas para o período de 18 de setembro a 6 de outubro. O vestibular será de 13 a 15 de dezembro. Os quatro cursos – Química, Farmácia/Bioquímica, Ciências Biológicas e Engenharia Química – serão ministrados provisoriamente no prédio onde funcionava a Edap (Escola Diadema de Administração Pública), no bairro Eldorado. Um novo evento deverá ser agendado para julho ou agosto, mas desta vez somente com a presença de ministros. (Colaborou Roney Domingos)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;